x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 965

Abertura de empresa - Opção pelo Simples Nacional - Quando p

Vinicius Palmieri

Vinicius Palmieri

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 10 anos Terça-Feira | 9 setembro 2014 | 19:25

Prezados, boa noite.

Estou finalizando a abertura de minha empresa ( Prestação de Serviços) e só falta o registro na Prefeitura ( CCM São Paulo). Após isso realizarei a opção pelo simples Nacional. O problema é que preciso emitir uma nota urgente nos próximos dias e com certeza não conseguirei o deferimento da opção pelo simples até la. Gostaria de uma orientação neste sentido:

-Eu posso emitir a nota antes do deferimento, mantendo a tributação do simples? A data cadastral valerá a partir de minha solicitação?
- Caso não seja possível emitir a nota, eu consigo fazer um RPS?
- Como a empresa é optante pelo simples, eu consigo emitir a nota apenas com a senha WEB ou preciso do certificado digital?

Desde já agradeço a colaboração.

Atenciosamente,

Vinícius

Ariel Nogueira Vovchenco Junior

Ariel Nogueira Vovchenco Junior

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 10 anos Quarta-Feira | 10 setembro 2014 | 09:05

Bom dia Vinicius.

A data de opção do Simples Nacional, se for aceita, será sempre a partir da data de abertura da empresa. No entanto é obrigatório concluir o registro com a Prefeitura antes de pedir o enquadramento no SN, ou senão será acusada a falta da Inscrição Municipal.

Pelo sistema da Prefeitura de São Paulo, o acesso ao sistema da Nota Fiscal pode ser feito tanto pela Senha Web quanto pelo Certificado Digital, tanto que tem uma opção que, para a sua segurança, se quiser, faz com que o acesso só possa ser feito com o Certificado Digital da empresa ou do contador vinculado ao sistema.

Não tenho conhecimento dessa questão de emitir a nota antes do deferimento, pois todos os clientes aguardam a resposta antes de começarem a movimentar a empresa, então eu recomendo você conversar com o seu cliente se é possível esperar para emitir a nota, talvez mencionando na descrição da mesma que se trata de um serviço já efetuado.

*Acabei de conversar com um colega do escritório, e ele informou que você pode emitir sim um RPS, mas depois precisará converter para uma nota fiscal para ser gerado o imposto em cima da mesma.

Ariel Nogueira Vovchenco Junior

Virtude Assessoria Contábil
(11) 4238-5888
(11) 4238-9775
http://virtudecontabil.com.br/

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.