x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 1.659

Conflito MEI x LTDA ME

DAVID GUSMAO

David Gusmao

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a) Empresas
há 10 anos Terça-Feira | 23 setembro 2014 | 23:17

Atualmente eu sou MEI, porém, preciso abrir uma empresa de Representação Comercial.... Dúvida: ao abrir essa outra empresa automaticamente perderei a condição de MEI? E como se dá esse processo? E o CNPJ MEI é anulado ou cancelado, posso reaproveitá-lo em uma outra empresa Ltda?

Davi Gomes

Davi Gomes

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 24 setembro 2014 | 08:28

Bom dia,
Se você abrir outra Empresa é necessário por motivos de previdência entre outras coisas. Porem existe dois caminhos a ser seguido no seu caso:
1° Se você que urgência nesse processo de transformação, é necessário dar baixa no MEI e consequentemente Abrir outra empresa com outro CNPJ, nesse caso o processo é complicado: onde o contador vai dar entrada na Junta Comercial de seu estado com contrato de constituição da sociedade, criar uma inscrição estadual e municipal entre outras etapas.

2° Se não for muito urgente, o contador pode pedir a alteração de MEI para Micro Empresa, entre Janeiro/2015. Esse processo é simples, porem so pode ocorrer em jan/2015.

Felipe M

Felipe M

Ouro DIVISÃO 1, Assessor(a) Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 24 setembro 2014 | 08:34

David Gusmao vale ressaltar que abrindo uma nova empresa LDTA você terá que dar baixa no MEI não podendo reaproveitar o cnpj dele.

Felipe Moura

“O trabalho da contabilidade é manter o capitalismo honesto.”(Hans Hoogervorst )

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.