x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 6

acessos 1.455

Baixa de Empresa Inativa há 9 anos

Ana

Ana

Iniciante DIVISÃO 5, Confeiteiro(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 29 setembro 2014 | 15:35

Boa tarde!

Uma amiga tem uma ME em seu nome e a mesma encontra-se Inativa há 9 anos. Não possui débitos algum e as Declarações de Inativa estão sendo feitas regularmente. Os talões de Nota Fiscal já prescreveram (foram impressos em 99). Quando fizer 10 anos de inatividade o registro dela será automaticamente prescrito na Junta Comercial, Receita Federal e SEFAZ? Ela pensou em pedir a baixa, porém não está encontrando os livros. Isso pode gerar multa para a mesma?

Grata,

Ana

Eric Pereira

Eric Pereira

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 10 anos Segunda-Feira | 29 setembro 2014 | 16:09

Boa tarde Ana,

Apenas o registro na Junta Comercial fica inativo.

Caso ela não encontre os livros, poderá fazer um comunicado, no diário oficial, de extravio dos livros fiscais. Porém esse processo é caro.

Não sei como a SEFAZ de AL funciona em relação a isso, mas aqui no Rio, quando o fiscal vai até ao endereço da empresa e não a encontra mais, cancela a inscrição. Portanto, quanto antes fizer a baixa estadual, melhor.

Att,

Eric Pereira

Ana

Ana

Iniciante DIVISÃO 5, Confeiteiro(a)
há 10 anos Terça-Feira | 30 setembro 2014 | 20:28

Boa noite, Fabrício!

Obrigada pela ajuda! Ela já encontrou os livros, porém falta um dos talões já prescritos (que já havia sido utilizado).
Eles ainda podem pedir esses talões?

Grata,


Ana

FABRICIO SILVA

Fabricio Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 30 setembro 2014 | 21:55

Ana, boa noite!


Poder pedir até pode no caso de uma fiscalização, mas como eu disse, eles não vão mexer com uma empresa inativa a tanto tempo, e dando baixa nela, pior, aí que não mexe mesmo. Então, faz o processo sem medo.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.