x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 9.654

Capital Social - Integralização com cotas de outra sociedade

Tábata Lopes

Tábata Lopes

Prata DIVISÃO 1, Assistente Jurídico
há 9 anos Quinta-Feira | 2 outubro 2014 | 11:43

Prezados,
Bom dia á todos!

Estou fazendo uma alteração de aumento de capital social da empresa X, onde um dos sócios integraliza o capital com quotas "representativas" de outras sociedades, no qual ele também é sócio participante.

Minha dúvida é, posso fazer a integralização com cotas representativas?? Sem ser como diz o enunciado 15 da Jucesp?

Obrigada pela atenção!!




Assistente de Legalizações.
FLAVIA SOUZA

Flavia Souza

Iniciante DIVISÃO 3, Coordenador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 12 novembro 2014 | 12:05

Bom dia.

Estou com uma duvida parecida, no meu caso o que ocorre é:

- Em 13/12/2013 Foi constituída uma Holdings que tratarei como empresa A
A constituição da empresa A foi com capital social subscrito em moeda corrente por duas pessoas físicas (Sócio 1 com 50% e sócio 2 com 50%)

- Em 03/01/2014 Foi constituída a empresa B, sendo que a participação desta é de pessoa física e pessoa jurídica, onde ficou dividido da seguinte forma:
PF 99% (Esta pessoa física é o mesmo sócio da empresa A, sócio 1)
PJ 1% (Esta pessoa jurídica é a empresa A)

- Em 10/02/2014 Foi constituída a empresa C, sendo que a participação desta é de pessoa física e pessoa jurídica, onde ficou dividido da seguinte forma:
PF 99% (Esta pessoa física é o mesmo sócio da empresa A, sócio 1)
PJ 1% (Esta pessoa jurídica é a empresa A)

Neste cenário temos uma Holdings com participação em duas controladas, consta registrado no Ativo da empresa A as devidas participações na empresa B e C como investimentos, e na pessoa física do sócio 1, consta a participação nas empresas A, B e C.

O que ocorre é que o Sócio 1 da empresa A, resolve aumentar sua participação na empresa A, e para isso usou conferencia de bens das quotas de participação na empresa B e C.

A minha duvida é: Uma vez que a empresa A já participa da empresa B e C, e o aumento do capital será integralizado com quotas do sócio 1 que também participa dessas controladas, como ficará o registro contábil dessa operação?

Nas empresas B e C:
Devo transferir nas empresas B e C a conferencia de bens da PF para a PJ no capital social?

Na empresa A:
Devo aumentar a participação do sócio 1 e lançar a contra partida em Investimentos? Juntamente com os saldos anteriores das empresas B e C?

A alteração já foi feita via Jucesp na empresa A, aumentando a participação do sócio 1 com a quotas transferidas das empresas B e C, entretanto nas empresas B e C, não foram transferidas as participações do sócio 1 para a empresa A, acredito que seja necessario efetuar uma alteração mostrando essa transferência de quotas.

Não consigo fechar o raciocínio!

Se alguém puder me ajudar, agradeço.

Flávia

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.