x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 21

acessos 45.282

Tirar o nome ou encerrar empresa

Leda Marlene Pereira Ferreira

Leda Marlene Pereira Ferreira

Bronze DIVISÃO 4, Sócio(a) Proprietário
há 9 anos Quinta-Feira | 2 outubro 2014 | 15:52

Boa tarde!!
Sou formada em contabilidade, mas nunca exerci a profissão.
Estou com um problema com o ex marido porque ele me colocou como sócia da empresa dele e preciso sair.
É uma empresa ltda onde tenho somente 1%.
Alguém poderia me informar qual seria o valor em média para tirar meu nome ou encerrar essa empresa?
Quanto um contador iria cobrar para fazer esse serviço?
Obrigada

Leda Marlene Pereira Ferreira

Leda Marlene Pereira Ferreira

Bronze DIVISÃO 4, Sócio(a) Proprietário
há 9 anos Quinta-Feira | 2 outubro 2014 | 16:21

Obrigada Luis Antonio

Na verdade são duas empresas, uma de representação comercial que está em vargem grande e a outra é em são paulo capital.
Ele alega que precisa de 12.000 pra encerrar essas empresas e eu achei um valor muito alto.
Por isso estou pesquisando.
Quero o meu nome fora disso.
Mais uma vez obrigada.

Luciana Dias Barros

Luciana Dias Barros

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 2 outubro 2014 | 16:29

Boa tarde Leda...
Será que a empresa tem alguma dívida, ele poderia está informando este valor para resolver as pendências e dar baixa...

At.

Luciana Dias Barros Martins
Contabilista
Empresária Contábil


Dias & Dias Contabilidade
diasdiascontabilidade.com.br
[email protected]
diasdiascontabilidade.blogspot.com
Leda Marlene Pereira Ferreira

Leda Marlene Pereira Ferreira

Bronze DIVISÃO 4, Sócio(a) Proprietário
há 9 anos Quinta-Feira | 2 outubro 2014 | 16:37

Então...
Esse é meu medo.
O cara é caloteiro de carteirinha.
Ele já teve outras.
A primeira meu pai comprou pro meu irmão e pagou um monte de dividas e impostos.
A segunda também, meu pai pagou e essa sei que está encerrada, mas tem uma divida com a receita porque ele deveria ter declarado imposto por 5 anos como inativo e gerou uma multa por cada ano. Não sei a real situação.
A terceira ele disse que encerrou e que não tem nada.
Essa, ele jura que não tem divida, mas vem com esse valor. A de representação eu sei que está pago porque o boleto vem pra cá e eu faço ele pagar.
Essa ltda ele abandonou. eu tentei tirar meu nome, mas chega no SEFAZ barra porque diz que a inscrição estadual ficou inativa.
Agora, acho que isso seria pra encerrar, mas pra tirar meu nome ele não tem que acertar nenhuma divida, eu acho.
Estou me informando porque ele quer fazer um acordo, e diz que não tem dinheiro pra resolver. Preciso saber pra rebater as alegações dele.
Obrigada mesmo Luis e Luciana.

Felipe M

Felipe M

Ouro DIVISÃO 1, Assessor(a) Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 2 outubro 2014 | 16:38

Leda Marlene Pereira Ferreira com toda certeza o valor da baixa não é 12.000,00, pois é um valor exorbitante e fora do contexto atual, oriento que verifique a fundo as informações, pode ser que esse valor estaja incluso as dividas que a empresa supostamente possa ter.

Felipe Moura

“O trabalho da contabilidade é manter o capitalismo honesto.”(Hans Hoogervorst )
Luciana Dias Barros

Luciana Dias Barros

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 2 outubro 2014 | 16:40

Leda Marlene Pereira Ferreira, você como sócia da empresa, pode ir na Receita Federal e ver os débitos dela.
Sugiro que faça isso.

At.

Luciana Dias Barros Martins
Contabilista
Empresária Contábil


Dias & Dias Contabilidade
diasdiascontabilidade.com.br
[email protected]
diasdiascontabilidade.blogspot.com
Felipe M

Felipe M

Ouro DIVISÃO 1, Assessor(a) Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 2 outubro 2014 | 16:44

Leda Marlene Pereira Ferreira conforme nossa colega Luciana Dias Barros disse, você deve procurar as Receitas federal, estadual e municipal para saber sobre possíveis dívidas da empresa.

Felipe Moura

“O trabalho da contabilidade é manter o capitalismo honesto.”(Hans Hoogervorst )
Leda Marlene Pereira Ferreira

Leda Marlene Pereira Ferreira

Bronze DIVISÃO 4, Sócio(a) Proprietário
há 9 anos Quinta-Feira | 2 outubro 2014 | 16:50

Então Luciana, Luis e Felipe.

Esse é um caso típico de mulher que vira sócia do marido porque tem que ter alguém.
Como eu existem muitas por ai.
Ele não deve estar me cobrando nada, deve ser divida mesmo considerando o histórico dele.
O problema também é que ele mente muito, diz que não isso e aquilo até que estoura.
Diz que pagou e depois vem a cobrança.
Eu estranhei muito esse valor que ele disse, por isso é que estou preocupada.
Vou verificar.
Obrigada

Felipe M

Felipe M

Ouro DIVISÃO 1, Assessor(a) Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 2 outubro 2014 | 16:54

Leda Marlene Pereira Ferreira vale lembrar que para alterar o quadro societário de uma empresa não precisa quitar as dívidas, então de qualquer forma esta cobrança estaria equivocada.
Fique atenta e boa sorte.

Felipe Moura

“O trabalho da contabilidade é manter o capitalismo honesto.”(Hans Hoogervorst )
Alexandra Cristina

Alexandra Cristina

Prata DIVISÃO 3, Analista
há 9 anos Segunda-Feira | 6 outubro 2014 | 13:49

Olá Leda Marlene Pereira Ferreira,

Como já orientado pelos nossos colegas você pode realmente comparecer na Receita Federal, Posto Fiscal e Prefeitura com a original ou cópia simples do Contrato social, RG e CPF, para realizar uma pesquisa de débitos.
Lembrando que: Em caso de dívidas, os sócios responderão também com seus bens pessoais, dentro da sua parcela na sociedade. Por exemplo: se há dois sócios e cada um deles responde com 50% na sociedade, em caso de dívidas, eles dividirão ao meio a responsabilidade de pagamento.
Como seu caso é 1% de participação na sociedade, então será 1% da responsabilidade de pagamento.

Espero ter ajudado.

A única maneira de fazer um bom trabalho é amando o que você faz.
Luciano castelo Branco Rebouças Filho

Luciano Castelo Branco Rebouças Filho

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 6 outubro 2014 | 14:08

Leda Marlene Pereira Ferreira ,

Para retirar o seu nome na sociedade tem que fazer uma contrato social de alteração 3 vias com 1 reconhecido firma, pagar a taxa da Junta comercial de alteração de LTDA ( a Própria junta informa para você), fazer o DBE de saída do sócio ( R$ 21,00), depois disso é fazer o da prefeitura caso tenha inscrição e o Estado tem que fazer a FAC eletrônica, mas pra isso tem apenas um problema tem que ter a assinatura dele nos documento, antigamente o Estado bloqueava as alterações se a empresa tivesse divida, mas agora não existe mais isso.

Da forma que você esta falando ele é que você paga alguma divida de empresa, e como você não conhece muito, ta forçando a barra.

aqui em João Pessoa as taxa são o seguinte.

Junta comercial - 260,00
Receita federal - 21,00
Receita estadual - 23,00
Prefeitura Municipal - 270,00 ( alvará)
honorário do contador - 1 salário minimo ( 720,00)

em media, muito longe dos 12 mil kkk

Leda Marlene Pereira Ferreira

Leda Marlene Pereira Ferreira

Bronze DIVISÃO 4, Sócio(a) Proprietário
há 9 anos Terça-Feira | 7 outubro 2014 | 16:33

Grasyele, Alexandra e Luciano.

Muito Obrigada mesmo pelas informações.
Estou passando tudo para o meu advogado.
NA verdade Luciano, ele quer me foçar a vender o apto que está na partilha.
O apto está a venda, mas o mercado está parado. Ele é corretor anunciou e também não teve retorno.
O que ele alega é que não tem dinheiro (pra variar, rsrs), e só com a venda do apto vai ter porque pra resolver precisaria de mais ou menos 12.000.
Já verifiquei jurisprudencia nesse assunto. Fica claro para o juiz que a sociedade só era por seu mulher dele. Mesmo que ele tente me fazer pagar essas dividas é só entrar com uma ação que o mui da ganho de causa pra mim. E junto vai um pedido de indenização por danos morais e perdas.
Ele sabe disso.
Eu trabalho como autonoma, sou fotografa e editora de video, preciso abrir uma MEI pra reduzir minha carga tributaria. Recebo por RPA.
E estando como socia nas empresas dele, me impede de poder resolver isso.

Mas, muito obrigada mesmo por toda ajuda.
Valeu mesmo.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.