x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 8.282

Cnae correta para MEI artesanato

Regis Floriano

Regis Floriano

Bronze DIVISÃO 2, Ajudante
há 9 anos Quarta-Feira | 8 outubro 2014 | 21:01

Ola a todos.
Trabalho com artesanato, na fabricação de instrumentos musicais artesanais, como berimbau, agogo, reco-reco etc.
Já vendo a algum tempo tanto para pessoas físicas como para empresas, com a nota fiscal emitida pela Sutaco.
Gostaria de saber qual ou quais as cnaes corretas para minha àrea e qual seria a atividade principal.
Os materiais que uso mais é a madeira.
Então as cnaes que eu acho que se encaixam melhor nesta categoria são:
1- Fabricante de instrumentos musicais
2- Comércio de instrumentos musicais
3- Artesão em madeira

Segunda dúvida
Como eu fabrico e vendo para pessoa física e jurídica, preciso registrar como indústria e comercio?
Tem como registrar assim no Mei ?

Obrigado desde já e aguardo a ajuda.

Att
Regis Floriano

Cristina Zulcom Pinheiro da Silva

Cristina Zulcom Pinheiro da Silva

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 9 outubro 2014 | 15:29

Olá Regis,
Acredito que você se encaixa nos cnaes sitados.
A atividade principal é aquela que tem maior movimento, as demais são as atividades secundárias com menor fluxo de movimento a ordem não altera as proporções para atividades secundárias, apenas indicam atividades em paralelo à atividade principal.
Quando for se inscrever no MEI os cnaes escolhidos automaticamente já te incluirão na sua categoria, serviço, comércio e industria.
Espero ter ajudado.

Cristina Zulcom
Contadora

[email protected]
Regis Floriano

Regis Floriano

Bronze DIVISÃO 2, Ajudante
há 9 anos Sexta-Feira | 10 outubro 2014 | 18:16

Ola Cristina,
Muito obrigado pela resposta esclarecedora.
Minha dúvida agora é a seguinte:
Como vou fabricar meus próprios produtos , assim que estiverem prontos eu tenho que emitir uma nota fiscal deles ou a nota da matéria-prima já serve, para amparar o meu estoque.
Obrigado

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.