x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 4.497

Abertura de Consultório de Nutrição

MARCELE COELHO

Marcele Coelho

Iniciante DIVISÃO 1, Nutricionista
há 9 anos Quinta-Feira | 9 outubro 2014 | 21:19

Quero abrir um consultório de nutrição. Pretendo alugar uma sala em um prédio comercial que possui 3 blocos. Por questões financeiras escolhi uma sala em um dos blocos que ainda não possui IPTU, somente HABITE-SE. Como devo proceder para solicitar o alvará de funcionamento. É permitido funcionar com alvará provisório. Caso sim, durante quanto tempo ele é válido?
Pretendo fazer convênios com planos de saúde e outras instituições. Poderei utilizar o alvará provisório?
E quanto a Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros, também precisam de alvará?
Preciso ter um contador ou posso fazer meus registros sozinha?
Já pago meu INSS como profissional liberal. Há necessidade de outro procedimento quanto ao INSS?

Eric Pereira

Eric Pereira

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 9 anos Segunda-Feira | 13 outubro 2014 | 17:50

Boa tarde Marcele,

Desde já, aconselho a procurar um contador. Pois tais procedimentos são burocráticos e demandam bastante tempo. Sem contar que necessitam de um conhecimento na área. Mas vou tentar lhe ajudar.

Quando um imóvel ainda não possui o IPTU, torna o processo um pouco mais "chato". Em alguns casos você consegue fazer a consulta prévia de local, mesmo não tendo a inscrição predial. Em outros, você deverá ir até a prefeitura, e verificar o melhor procedimento.

O alvará provisório é válido por 180 dias. Renováveis por mais 180. E não há impedimento em seu uso. Sobre a questão dos planos, verifique diretamente com eles se há algum problema. Mas a meu ver, não há.

O corpo de bombeiros poderá ser solicitado sem o alvará. Mas como você não tem o IPTU ainda, vá até o batalhão da região, e verifique o processo.

A Vigilância sanitária só poderá ser pedida depois do alvará. Pode ser o provisório. E o processo é demorado e burocrático. Ainda mais para consultórios.

Sobre o INSS, infelizmente não posso lhe ajudar.

Espero ter esclarecido algumas coisas.

Att,

Eric Pereira

Jessyca

Jessyca

Diamante DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 9 anos Quinta-Feira | 10 setembro 2015 | 11:21

Bom dia!!!

Estou fazendo a abertura de um depósito de gás e estou tendo dificuldade para pedir a vistoria do corpo de bombeiro através do Via Fácil-Bombeiros.... alguém tem algum link ou um passo a passo para me ajudar... pois já li o manual que eles disponibilizam umas três vezes e ainda não entendi... desde já agradeço... aguardando uma alma caridosa para me ajudar.

“...carpe diem, quam minimum credula postero"


http://spedconsultoria.com.br/

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.