x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 524

Momento correto para abrir uma PJ ?

leandro

Leandro

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a) Empresas
há 9 anos Terça-Feira | 14 outubro 2014 | 12:50

Olá caros,

Estou iniciando um novo negócio, construção e venda de casas, uma incorporadora. Ainda nao tenho uma PJ, mas já adquiri o terreno no meu nome (ainda nao tem matricula) e efetuei alguns gastos referentes a este negócio.
Qual é o momento correto para abrir uma nova empresa. Questiono, pois atualmente, até que eu tenha todos os projetos elaborados e aprovados na prefeitura ainda vai levar um tempo e se abrir a empresa agora, vou precisar pagar mensalmente contabilidade com baixíssimo movimento.
É possivel eu realizar gastos deste negócio, abrir a empresa quando eu iniciar as construções e lançar retroativo dentro desta PJ?
grato, leandro

Eric Pereira

Eric Pereira

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 9 anos Terça-Feira | 14 outubro 2014 | 16:36

Boa tarde Leandro,

Não há um tempo correto para se abrir a empresa. Claro que uma empresa aberta gera custos. Mas varia de pessoa pra pessoa.

Sobre as despesas retroativas, não é possível. Uma vez que as compras serão feitas através de seu CPF, e a data de criação da empresa será posterior aos gastos.

Espero ter ajudado.

Att,

Eric Pereira

William Martins

William Martins

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 14 outubro 2014 | 16:59

Primeiramente como você irá construir para revenda, deve ser analisado qual a forma de tributação será utilizada, pois se for lucro real algumas despesas serão usadas para redução da base de cálculos de alguns impostos e seria interessante abrir logo, agora caso opte pelo Lucro presumido você pode esperar e abrir mais tarde, lembrando que todas as despesas feitas antes da abertura não poderão ser lançadas como despesas da empresa, pois deve ser observado os princípios contábeis.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.