x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 0

acessos 639

Divisão Societária de Empresas

VITOR

Vitor

Iniciante DIVISÃO 1
há 9 anos Quinta-Feira | 23 outubro 2014 | 21:11

Pessoal,

Me ajudem, não sou contador (desculpem se eu falar alguma bobagem), mas tenho uma dúvida muito importante sobre a separação de duas sociedades.

vou contar a história:

Duas empresas A e B operavam separadas e se juntaram formando uma nova sociedade A+B. Agora, depois de 1 ano de operação juntas, querem se separar e voltar a operar A e B como antes.

A empresa A possui um saldo entre Ativos e Passivos no período em que operava junto com B de R$128mil negativo. Já B o saldo é de R$1,3mi positivo.
A divisão societária de quotas da sociedade em conjunto de A+B era: A(15%) e B(85%).
Diante deste cenário. Preciso saber como deverá ser feita esta divisão do Saldo quando as sociedades forem desfeitas. Quem deve pagar a quem?
Eu imaginei que seria assim:

-R$128mil + R$1,3mi = R$1,17mi . Sendo assim A ficaria com 15% x R$1,17mi e B com 85% x R$1,17mi. Portanto, A receberia de B a diferença para ficar com os 15% de R$1,17mi que é R$175mil.

Vocês podem me ajudar?

Agradeço muito.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.