x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 436

Abertura de Material de Construção

Marina Brum

Marina Brum

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 12 novembro 2014 | 10:39

Bom dia, gostaria de saber como funciona o enquadramento desse tipo de empresa, quais os impostos, com a mudança ela já se enquadra no simples?
Um cliente veio pedir pra abrir, e não sei ainda como orienta-lo, se puderem me ajudar.

Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 9 anos Quarta-Feira | 12 novembro 2014 | 10:45

Bom dia Marina,

Essa atividade é enquadrada no Simples, no Anexo I, desde a LC 123/07.

O imposto sobre a atividade é apenas o Simples Nacional, Anexo I. Só colocar no google para ver a tabela...

Quanto aos procedimentos de abertura da sua cidade/estado, não posso ajudar...

Cordialmente,

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Quarta-Feira | 12 novembro 2014 | 10:49

Bom dia Marina!
Empresa de Venda de Material de Construção tem algumas particularidades.eu abri a minha como Lucro Real, mas apenas porque os sócios desta empresa já participam de outras empresas e por lei eu não consegui enquadrar com S.N.

Mas acho que voce deve se enquadrar no Simples, que é o sistema mais pratico para iniciar uma empresa. Só que tem as particularidades de nossa tão "querida" Substituição Tributária em alguns produtos, como por exemplo o cimento:

Ao adquirir Cimento, você já paga a ST e tem que incluir esse valor no custo para achar o preço de venda e aí começa a a dor de cabeça. Também terá materiais que na aquisição não incide a ST e na saída incide e tenho certeza de que isso vai dar uma dor de cabeça para você terrivel, porque a ST incide em cima da NCM do produto.

Também tem o problema de emitir o ECF ou Nota Fiscal acompanhando a entrega dos materiais até o cliente/obra, o que muitos empresários fazem vista grossa e aí o controle do estoque vai para os ares.....

Mas não estou desencorajando você não, já que necessitamos de clientes, mas deixe bem claro para ele, que o mesmo devera seguir as suas regras,para não ter surpresas "fiscais" mais tarde.....


Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.