x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 26.754

MEI - Promoção de vendas

Marcelo Guedes Bemvenuto

Marcelo Guedes Bemvenuto

Iniciante DIVISÃO 1, Representante Comercial
há 9 anos Quinta-Feira | 13 novembro 2014 | 21:36

Boa noite amigos.

Tenho proposta de trabalho com vendas em uma empresa, onde receberei comissões. Esta empresa exige que eu forneça nota fiscal mensal relativa às comissões

Minha dúvida é: O que é menos oneroso???

Abrir uma empresa de representação comercial, optar pelo lucro presumido, contratar um contador para cuidar das guias de PIS, COFINS, IR, INSS, ISS... e fornecer NF de serviço para receber comissões;

ou

Fazer cadastro como MEI (promotor de vendas). Neste último caso, posso fornecer NF de serviço para recebimento das comissões? Há uma guia única que recolha todos os impostos nesta modalidade? A parte fiscal e contábil fica mais facilitada?

Aguardo retorno.

Obrigado

Eric Pereira

Eric Pereira

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 9 anos Sexta-Feira | 14 novembro 2014 | 11:50

Bom dia Marcelo,

A opção pelo MEI é sempre vantajosa pela questão de impostos. Uma vez que só é emitido uma guia do simples, no valor aproximadamente de R$40,00 todos os meses.
Porém, há um limite de faturamento anual, de R$ 60.000,00.

Se a sua comissão ficar em até R$ 5.000,00 por mês, é bem menos oneroso e válido.

Sobre a Emissão da nota, não sei ao certo se é possível receber a comissão com nota de serviço. Mas acho que não terá problema.

Espero ter ajudado.

Att,

Eric Pereira

EDVALDO JOSÉ FERREIRA

Edvaldo José Ferreira

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 14 novembro 2014 | 14:02

Marcelo, o MEI é obrigado a emitir a nota fiscal nas vendas e nas prestações de serviços realizadas para outras pessoas jurídicas (empresas) de qualquer porte, ficando dispensado dessa emissão para o consumidor final, pessoa física, exceto se o consumidor exigir a sua emissão. No seu caso esepcifico, por se tratar de Prestação de Serviços, deverá procurar a Secretaria MUnicipal de Finanças da sua cidade para obter a AUtorização de Impressão de Notas Fiscais e ser orientado acerca do acesso ao ambiente eletrônico para a emissão da Nota Fiscal Eletrônica de Serviços. Quanbto a questão das comissões não possuo informações a respeito.

Bacharel em Ciências Contábeis (2014)| MBA em Finanças pela Universidade Estácio de Sá (2015)|
Contador no Escritório Novo Mercantil de Contabilidade, em Ourinhos (SP)| Articulista em Dicas do Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.