x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 3.490

Falecimento antigo contador

MILTON YAITI IKEMATI

Milton Yaiti Ikemati

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 14 novembro 2014 | 12:10

Queria saber como é feito a transferência de uma contabilidade para a outra sendo que o antigo contador faleceu.

Sei que o registro no CRC dele é cancelado, porém não sei quais os tipos de "termos" de transferência preencho, se faço apenas um contrato dizendo que vamos começar a prestar serviço para a empresa, como se fosse uma nova empresa ou se tenho que preencher o termo de transferência de responsabilidade técnica dizendo no motivo de transferência falecimento do antigo contador.

E se esse termo for preenchido, como ficará a parte de assinatura do antigo contador ? Poderá ficar sem assinar.

Agradecemos qualquer retorno.

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Sexta-Feira | 14 novembro 2014 | 12:40

Boa tarde Milton!
Para você assumir o lugar do infelizmente falecido, vc deverá preencher o CadSinc da Receita Federal e colocar o evento Substituição de Contabilista. Assim você passará a ter a responsabilidade sobre a(s) empresa(s).
Quanto ao novo(s) cliente(s), voce deverá formalizar um novo contrato de responsabilidade tecnica.

Quanto à responsabilidade anterior à sua gestão, melhor você procurar o CRC para tirar esta dúvida. Na minha opinião, irá responder sim pelo passado, mas com ressalvas, não podendo ser imputado à você alguma irregularidade.

Espero ter ajudado

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.