x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 2.142

Saída de Sócio - Cláusula Especial

Carina Dias

Carina Dias

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 20 novembro 2014 | 07:38

Bom dia a todos os amigos do Fórum! Por favor , necessito muito mesmo de uma orientação....

"Estou fazendo a retirada de um sócio (sociedade Ltda) - Acontece que : a empresa tem muitos débitos com o Fisco, trabalhistas , etc... e ... tanto o sócio retirante como o remanescente me pediram para colocar a seguinte cláusula :
Que o Sócio remanescente assume todas e quaisquer responsabilidades com e empresa perante terceiros ... e tal..."

1) Por favor , algum dos colegas tem um texto (não muito resumido) montado?

2) Devo considerar este texto como uma cláusula de alteração contratual ? (tipo cláusula 1ª = altera-se endereço ...Cláusula 2ª = O sócio remanescente assume ....)

Ou simplesmente posso colocar livre em algumas das cláusulas do contrato consolidado?


Grata.

Carina Dias.
Contabilidade
[email protected]
Carina Dias

Carina Dias

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 20 novembro 2014 | 08:08

Bom dia Willian ... sim ... vou alterar e consolidar... vc teria algum modelo de alteração (apenas do texto) ... onde o sócio remanescente assume as dívidas?

Grata.

Carina Dias.
Contabilidade
[email protected]
ROGERIO CARLOS DE SOUZA

Rogerio Carlos de Souza

Prata DIVISÃO 2, Supervisor(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 20 novembro 2014 | 18:50

Boa tarde, Carina

Informo que mesmo você registrando essa cláusula em aditivo, o sócio que se retirada da sociedade terá responsabilidade por 02 (dois) anos perante a sociedade e terceiros, pelas obrigações que tinha como sócio.

Conforme estabelece o paragrafo único do Art. 1.003 do código civil.

Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.