x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 2.759

vender um CNPJ

Carina Dias

Carina Dias

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 25 novembro 2014 | 20:43

Boa noite a todos os amigos do Fórum ! Preciso da seguinte orientação...

Tenho um cliente - CNPJ (que mantemos como inativo) - há 12 anos - sem dívidas , sem pendências , está ok (nunca foi movimentado - entrada , saída , funcionários , nada disso)...

Ele quer vender o CNPJ - Mas ... como estimar valor ?

Alguém pode me ajudar?

Carina Dias.
Contabilidade
[email protected]
Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 26 novembro 2014 | 06:37

Carina Dias

É muito dificil estimar até porque essa transação oficialmente não existe, quando alguém assume o ativo e o passivo da empresa por via de contrato social o que é devido aos sócios cedentes é sempre o valor das cotas de capital.

Ai realmente teria que ser analisado e acordado sem uma base fundamental.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Termy Ferreira de Lima

Termy Ferreira de Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 26 novembro 2014 | 07:22

Bom dia Carina e Phillipe, não sei quanto ao grau de responsabilidade judicialmente, isso deveria ser visto com um advogado, mas aqui em minha região, esse processo tem sido muito utilizado, aparecem compradores de CNPJs antigos, que, ao que parece tem acesso à dados das Juntas Comerciais, (não estou julgando, só opinião e uma dúvida) pois aparecem justamente em pessoas que tem empresas inativas. Tivemos alguns casos aqui que foi pago R$ 15.000,00 numa empresa inativa. Pesquisaram na RFB, não tinha pendência e fizeram uma alteração do Contrato Social e levaram embora. Isso é legal? Isso tem prejuízos futuros? Tá certo que nesse caso, não tinha conta corrente, débitos, etc. Mas isso é legal? Eu fico com um pé atrás.

Skype termy.ferreira
Andrei Fernandes da Costa

Andrei Fernandes da Costa

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 26 novembro 2014 | 08:14

É uma pena que essa atividade está sendo mais comum do que se imagina, realmente tem gente ganhando dinheiro, aqui na minha região vai de 1.000,00 a 3.000,00.

Muitos estão fazendo isso, colocando em nome de laranjas para apenas conseguir financiamento em banco, que por sua vez, só olha a data de abertura do CNPJ e nem quer saber de sua movimentação (as vezes um simples faturamento assinado pelo representante da empresa já serve).

Como o Termy Ferreira de Lima falou, também fico com um pé atrás... mais o CNPJ não é nosso, é da empresa e cabe a ela decidir.

"A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!"

Chico Xavier
Carina Dias

Carina Dias

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 26 novembro 2014 | 09:28

Bom dia meus amigos ! Agradeço muito a orientação e troca de experiências (e não discordo absolutamente em nada da opinião de vcs)... Neste caso , será uma compra real mesmo - o comprador , vai abrir uma empresa de financiamentos (vai trabalhar para a Caixa econômica Federal) , ele é bancário - E ... neste ramo (eu também não sabia disso) , exige-se um CNPJ com mais tempo no mercado ...

Bom.. o difícil mesmo vai ser estimar o valor ... Calculo eu , por volta de R$ 4.000,00 - 5.000,00 - Uma vez que a empresa não tem nenhum tipo de histórico que possa ser benéfico para o comprador - apenas o CNPJ em si. Não sei ainda ... é apenas uma opinião... Preciso investigar...

Grande Abraço! Grata.

Carina Dias.
Contabilidade
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.