x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 2.222

Viabilidade Filial

Nessa Silva

Nessa Silva

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 6 janeiro 2015 | 17:00

Eu fiz consulta da viabilidade em MG jucemg, mas percebi que no ato não perguntaram qual seria o nome fantasia, sendo que quando é criação de empresa sempre pergunta, eu fiz algo de errado?

Agradeço imensamente

Nessa S.
Francisco Avelino Jorge

Francisco Avelino Jorge

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 14 janeiro 2015 | 11:38

Bom dia Nessa,
Não sei se entendi bem, mas existem dois tipos de consulta de viabilidade: viabilidade de nome empresarial (razão social) e viabilidade de endereço. Quanto à sua pergunta, propriamente dito, o nome de fantasia não é obrigatório e por isso não aparecerá nas pendências, caso deixe de colocar. É importante colocar como forma de proteção do direito, que apesar de não servir como proteção patrimonial do nome, serve para provar a data de início do uso dele quando do registro junto ao INPI ou numa disputa judicial pelo uso.

atenc.

Nessa Silva

Nessa Silva

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 14 janeiro 2015 | 13:13

Francisco Tarde, é o seguinte eu fiz consulta de viabilidade porque ia abrir filial em mesma UF porém município diferente da matriz, até então eu não sabia como funcionava a viabilidade para esse caso. Bom, entrei na jucemg e fiz os procedimentos e percebi que não me deu opçao de colocar nome fantasia que seria da filial. Aí fiquei na dúvida se algo estava errado, pois na consulta de criação de uma nova empresa apareceu essa opçao de colocar nome fantasia mas no caso de filial nao apareceu. Daí ficou minha dúvida... Entendeu?

Agradeço imensamente

Nessa S.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.