x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 1.109

Adicionar CNAEs a uma empresa existente

Rafael

Rafael

Bronze DIVISÃO 4, Analista Informática
há 9 anos Quinta-Feira | 15 janeiro 2015 | 08:31

Bom dia pessoal tudo bem?
Possuo uma empresa no simples nacional, solicitei a minha contadora a adição de 3 CNAEs agora permitido ao Simples Nacional em minha empresa, mas para essa simples alteração ao meu ver ela está querendo me cobrar R$570,00. Gostária de saber se esse custo realmente faz sentido, é algo complexo?

Minha esposa possui um MEI e lembro de apenas entrar no site e selecionar os CNAEs disponiveis em poucos minutos, para empresas do Simples Nacional acredito que não deva ser tão diferente, estou errado?

Obrigado.

Rafael

Andrei Fernandes da Costa

Andrei Fernandes da Costa

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 15 janeiro 2015 | 08:39

Rafael, não vou entrar no mérito do valor em si, pois cada profissional cobra um determinado valor.

A diferença é que no MEI, ela não precisa de contador, você faz tudo pelo portal. Já outro tipo de empresa, precisa de alteração de contrato ou de requerimento do empresário, assinatura. Mandar para a Junta Comercial do estado, alterar na Receita Federal, Estadual (se for comércio) e municipal.

"A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!"

Chico Xavier
Tompson

Tompson

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contratos
há 9 anos Quinta-Feira | 15 janeiro 2015 | 08:45

Prezado Rafael bom dia!

O processo que sua contadora está tomando é o correto, pois o MEI é uma alteração mais simplificada que pode ser alterado apenas com acesso ao Portal do Empreendedor.
Diferente do que ocorre com empresas de outras naturezas jurídicas, no qual precisa passar um informativo a Receita Federal e Posto Fiscal( quando a empresa tem Inscrição Estadual) chamado PGD, liberando o PGD o contador ira fazer atualização do Contrato Social com o novo objeto social e Cnaes pretendidos, fazer o processo da Junta Comercial do Estado e assim que registrado o Contrato precisa atualizar no banco de dados da Caixa Econômica e Prefeitura do seu município.
Sugiro que apresente estas duvidas a seu contador pois ele pode lhe explicar os processos a serem executados com mais clareza.


Espero ter ajudado e fico a disposição sobre mais alguma duvida complementar deste assunto.


Atenciosamente.

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Quinta-Feira | 15 janeiro 2015 | 08:58

Bom dia Rafael!

Você pode questionar sim o valor, mas para essa alteração existem taxas (JUCESP, SEFAZ), deslocamentos, colher assinaturas, dar entrada, retirar o processo.. ou seja, há uma despesa sim.... como nossos colegas falaram, não vamos entrar no mérito do valor em sí, mas existem despesas...
Sugiro que você pergunte ao seu contador se no valor por ele cobrado já está tudo incluso ou se você ainda tem que pagar as taxas.. ok? assim você pode analisar melhor.


Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
WALDOMIRO PENA

Waldomiro Pena

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 15 janeiro 2015 | 14:59

Boa tarde Rafael

Estou fazendo a alteração do cnae principal, e incluindo mais tres secundários, paguei somente 10,00 do darf, receita 6621 e
24,00 no DARE-SP + 50,00 na Jucespe na entrega dos documentos
Vale ressaltar que eu não tenho escritório de contabilidade, reativei meu CRC somente para fazer a contabilidade da empresa de meu filho( Serviços em TI) tambem não posso entrar no mérito da questão em se tratando de honorários, espero ter te ajudado.

Waldomiro Pena
Sómente sei, que, de tudo, não sei quase nada!!!!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.