x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 5

acessos 1.920

Procedimentos para Encerramento de Empresa

Fabrício

Fabrício

Bronze DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 9 anos Sábado | 31 janeiro 2015 | 10:30

Bom dia.

Tenho uma microempresa inativa desde 2009, lucro presumido, que estava aos cuidados de um escritório contábil que faliu. Quero eu mesmo encerrá-la, para aprender, mas sou iniciante.

Li muitas informações, inclusive neste site (que é muito bom!), mas algumas são antigas e me parece que as regras mudaram muito.

Resumindo, quero aprender a verificar a situação da empresa e encerrá-la, identificando os sistemas (internet) usados e etapas de visitas aos órgão competentes.

Devo começar agendando visitas na JUCESP, Posto Fiscal e Receita ou, antes, devo levantar informações pela internet? Quais são os passos?

Talvez a pergunta seja muito complexa ou extensa para responder, mas qualquer ajuda é muito bem vinda. Só preciso entender o fluxo de atividades envolvidas no encerramento.

Grato,

Fabrício



LEVY GUEDES

Levy Guedes

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Sábado | 31 janeiro 2015 | 13:14

Boa tarde Fabrício,

Não sei como funciona em SP. Mas de maneira geral, faça uma pesquisa envolvendo todos os órgãos públicos que ela tenha registro. Se tiver débitos tributários você pode baixar, mas os débitos irão para a pessoa física responsável pelo CNPJ perante a RFB. Você dar entrada no Distrato Social e no DBE da baixa na própria Junta Comercial de seu estado. Um detalhe é que não precisa mais das certidões pra baixar.. Quanto a débitos estaduais ou municipais, geralmente os órgãos destes, só baixam a inscrição depois de regularizar a situação da empresa, como por exemplo pagamento de débitos e envio de declarações pendentes. Falando em Declaração, essa sua empresa está sendo enviada a declaração de Inativa ?

Levy Guedes

Contador
Instagram: contadorlevyguedes
Fabrício

Fabrício

Bronze DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade