x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 582

[Dúvida] Valor atribuído a quotas durante cessão

Ramon

Ramon

Iniciante DIVISÃO 2
há 9 anos Segunda-Feira | 2 fevereiro 2015 | 11:26

Olá,
Sou leigo nesta àrea e estou com algumas dúvidas... Caso possam me ajudar.

Estou prestes a entrar de sócio em um empresa limitada onde irei comprar a participação de 20% (20 quotas) cedidas da seguinte forma, 10% do Sócio 1 e 10% do Sócio 2.
O capital social declarado pela empresa é de R$10.000,00 (contendo 100 quotas de R$100,00), onde ao meu ver, o valor legal referente a estas 20 quotas seria de R$2.000,00.

Minha dúvida é a seguinte, efetuando a compra das 20 quotas por um valor à cima do valor proporcional ao capital social da empresa (R$2.000,00) e ainda assim, não abrindo um processo de alteração de capital social, existe alguma ilegalidade por isso? (levando em consideração que 100% do valor de compra das quotas será depositado em conta bancária no nome da empresa.)

No futuro, poderei responder por algum processo referente a esta compra das quotas? Ou os Sócios 1 e 2 responderem pela venda das quotas por um valor "supervalorizado", sem declaração do capital social alterado?

Marcelo Junior

Marcelo Junior

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 2 fevereiro 2015 | 11:30

Ramon, bom dia!

No meu ponto de vista não tem problema, porém em uma futura saida da empresa você receberá apenas o que esta estabelecido no contrato ou seja, será proporcional aos 10.000 aconselho a fazerem uma revisão no capital social da empresa.

Ramon

Ramon

Iniciante DIVISÃO 2
há 9 anos Segunda-Feira | 2 fevereiro 2015 | 13:46

Obrigado pela atenção Marcelo.

Lendo a tua resposta, me surgiram outras duas dúvidas...
1) Caso efetuemos essa transação utilizando um contrato para alteração do Contrato Social da empresa num prazo máximo de 6 meses, ao ser feita essa alteração no Contrato Social para a minha inclusão como sócio automáticamente será feita a alteração do capital social?
2) Existe alguma forma de assegurar o valor aportado na compra das quotas da empresa? Para no caso de uma futura saida da empresa...

Marcelo Junior

Marcelo Junior

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 2 fevereiro 2015 | 14:16

Isso ai vocês que terão que resolver como vai ser amarrado os pagamentos tudo via contrato, infelizmente nesse ponto não vou poder te ajudar.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.