x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 1.081

Alteração Aumento e Capital

Márcio Luciano Leite da Mata

Márcio Luciano Leite da Mata

Bronze DIVISÃO 4
há 9 anos Terça-Feira | 3 fevereiro 2015 | 12:28

Caros Colegas, boa tarde!


Estou com uma duvida e estou necessitando de um auxilio para dar andamento ao processo de alteração do meu cliente.

Ocorre que meu cliente até o final do ano era uma MEI, com um capital de R$ 3.000,00, onde fiz o novo reenquadramento dele como uma empresa comum tributada pelo Simples Nacional, onde o imposto será apurado com base em uma das tabelas dos anexos do Simples enfim, está parte está OK.

Meu problema é que preciso aumentar o Capital Social dele dos Atuais 3.000,00 para 50.000,00, porem ele tem para isto somente maquinas (Panificação e Confeitaria) onde o empresario quer aumentar o capital com estes bens, o problema é que, quando da aquisição destes bens o mesmo não pegou notas fiscais, ou seja tem um total aproximado de R$ 150.000,00 em maquinas e não tem documentos que lastreie isto.

Frente a isto tenho um impasse pois contabilmente não posso registrar este capital sem ter as notas fiscais. Ou seja as maquinas são dele, mais não tem comprovação documental disto.

Se alguém tiver alguma sugestão, ficarei muito agradecido.


Atenciosamente


Márcio

Roni

Roni

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 6 fevereiro 2015 | 13:22

Marcio
Boa tarde

O aumento do capital não precisa ser necessariamente em em bens, pode ser em dinheiro. Também uma empresa não deve ter um capital muito alto. O capital não precisa ser totalmente integralizado.

Márcio Luciano Leite da Mata

Márcio Luciano Leite da Mata

Bronze DIVISÃO 4
há 9 anos Sexta-Feira | 6 fevereiro 2015 | 15:03

Roni, Boa tarde!

Agradeço seu interesse em colaborar com minha questão;

Mais neste caso Ocorre 2 Situações:

Primeira: Ele não tem como integralizar o aumento de capital em dinheiro, somente com as maquinas ou veiculo!

Segundo: Segundo e mais importante per causo; Na época que ele iniciou as atividades como MEI, ele simplesmente comprou as maquinas e não se preocupou em pegar as notas fiscais. Sendo assim fica o impasse de como registrar e integralizar um bem como capital social que não tem documentação fiscal?

E quando você fala que: "O capital não precisa ser totalmente integralizado", entendo que você queira dizer que eu possa integralizar um parte e deixar a outra parte a integralizar em parcelas ou coisa assim correto!

Att.

Márcio

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.