x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 501

sobre a responsabilidade de herdeiros na empresa individual

RITA AGUIAR

Rita Aguiar

Iniciante DIVISÃO 1
há 9 anos Domingo | 8 fevereiro 2015 | 02:57

descobri, atraves do google, que minha mae que tem 83 anos e apresenta falhas de memÓria, e atÉ um processo de demÊncia, decorrentes da idade, tem uma empresa individual, que na realidade É da minha irmÃ, que nÃo pode abrir no seu proprio nome porque ele estÁ sujo, e meu cunhado É falido. pergunto: caso essa empresa individual venha a falir, e deixar dÍvidas, os herdeiros necessÁrios da minha mÃe, no caso eu e minha irmÃ, responderemos com nosso patrimonio particular?. isso me preocupou atÉ porque eu nem sabia, e acho que minha mÃe nem sabe que É empresÁria, tentei conversar com minha irmà mas ela fugiu do assunto, e como nunca fomos muito prÓximas eu quero saber ao certo, porque minha irmà sÓ tem um apto para moradia, mas eu tenho patrimonio maior, e agradeceria informaÇÕes sobre como agir. alguma legislaÇÃo que eu possa consultar.
antecipadamente grata.
r. aguiar

LEVY GUEDES

Levy Guedes

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Domingo | 8 fevereiro 2015 | 23:33

Boa noite Rita,

Caso a empresa venha a falir, vai sobrar pros herdeiros (caso sua mãe venha a falecer), uma vez que na natureza jurídica de empresário individual, o empresário responde até com seus bens pessoais para suprir as necessidades da empresa caso ela venha a falir, diferente de uma Sociedade Empresária Limitada. A pergunta é, sua mãe permitiu com que ela abrisse essa empresa? Caso não, sua irmã pode ter cometido um crime de falsificação ideológica ao possível ato de ter assinado por sua mãe, fora outros possíveis crimes que podem ter acontecido. Se for esse o caso, sugiro recolher todas os documentos e informações dessa empresa e procurar um advogado para tomar as medidas cabíveis a tempo, para evitar algum problema bem pior no futuro, que pode ser próximo ou não...

Levy Guedes

Contador
Instagram: contadorlevyguedes

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.