x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 522

Tipo de contrato social

Ana Lucia Monteiro

Ana Lucia Monteiro

Iniciante DIVISÃO 2, Micro-Empresário
há 9 anos Quinta-Feira | 12 fevereiro 2015 | 14:00

Prezados, boa tarde.
Estou constituindo uma empresa - ME para abrir uma franquia (que não impõe o tipo do contrato PJ) e preciso entender o que quer dizer exatamente, a integralização do capital.
Posso usar os bens móveis (refrigeradores, fornos, TVs, etc.) que serãoo adquiriros para a abertura da loja como capital integralizado ou tenho que ter o valor em moeda nacional para fazer essa integralização? Tem prazo máximo para fazer isso ou posso colocar o tempo de contrato da franquia?
Obrigada.

Daniel Belarmino

Daniel Belarmino

Prata DIVISÃO 3, Gerente Administrativo
há 9 anos Sexta-Feira | 13 fevereiro 2015 | 09:44

Ana, bom dia

Abaixo segue o conceito de Integralização de Capital, segundo a IOB/SAGE um dos sites mais conceituados no que tange a informações empresariais.

"Contabilidade - Capital social - Subscrição e integralização - Conceituação

Ao decidirem constituir uma sociedade, os sócios, devem levar em conta a possibilidade econômica de formarem o capital social da empresa tendo em vista fatores como a necessidade financeira para o início do negócio e o retorno que o investimento poderá proporcionar.

Na prática, existem duas maneiras de caracterizar a formação do capital das sociedades:
a) a subscrição, ou seja, a promessa do sócio de conferir determinado montante de fundos para a formação do capital social, em dinheiro ou em bens; e
b) a integralização, que é a realização pelo sócio, da promessa de entrega do montante com o qual se comprometeu para a formação do capital social.

Quando os sócios subscrevem o capital social, mas não o integralizam totalmente, é ajustado um prazo para a integralização da parcela restante, surgindo, assim, a figura do “capital a integralizar”.

O prazo para integralização é estipulado no contrato social ou em ata de assembléia, que comprova a dívida do sócio para com a empresa."

Espero ter ajudado de alguma forma.

Abraços

Daniel Belarmino
Gerente Administrativo

Master Assessoria Contábil
(11) 3687 7035 / 3687 6046

[email protected]

https://www.mastercontabilidade.cnt.br

Facebook
https://www.facebook.com/MasterAssessoriaContabil

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.