x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 1.194

Alteração de Contador - O que eu (cliente) preciso fazer

Verônica Dias

Verônica Dias

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Sistemas
há 9 anos Sexta-Feira | 27 fevereiro 2015 | 11:49

Bom dia,

Primeiramente peço desculpas caso tenha selecionado o tópico errado ou caso já exista uma pergunta semelhante, dei uma pesquisada, mas não encontrei nada relacionado.

Minha duvida é a seguinte:

Tenho uma microempresa simples que presta serviço de informatica. Tenho esta empresa há uns 4 anos com o mesmo contador.
Todo mês, ele me envia o boleto para pagamento da GPS, junto com os impostos referentes à Nota Fiscal emitida.

Por motivos de insatisfação, procurei outro contador e solicitei a transferência no inicio do ano.

O problema é que, desde que solicitei essa alteração, percebi que o contador começou a criar "dificuldades" para a transferência da empresa (já tem mais de 45 dias que solicitei).

Primeiramente, ele pediu um extrato de todo o histórico da conta jurídica da empresa, alegando que precisava fazer a contabilidade da mesma. Achei muito estranho, sendo que pago documentos contábeis todo mês, mas solicitei ao banco, gastei uma grana e levei para ele.

Agora, após ter enviado o termo de transferência para a nova contadora e já te-lo recebido assinado, ele me mandou um e-mail solicitando os comprovantes de pagamentos de todos os impostos.

Como pago pela internet, não costumo guardar esses comprovantes e não sei se conseguiria no banco, pois tem pagamento de mais de 3 anos atras.

Gostaria apenas de saber se essas solicitações do contador são pertinentes, pois estou perdendo muito tempo (e dinheiro) com isso e são coisas que eu acredito que ele já deveria ter feito antes, como contador da empresa.

Caso necessite deles mesmo, já irei correr atras disso, para não atrasar ainda mais.

Se vocês puderem me ajudar, eu agradeço!

Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 27 fevereiro 2015 | 14:37

Veronica, boa tarde

Os extratos e comprovantes de pagamentos devem ser enviados no mínimo uma vez ao mês para que a contabilidade seja feita rigorosamente correta.

As solicitações são pertinentes, mas entendo que isso deveria ter sido feito no decorrer do tempo em que a empresa esteve lá.

Você nunca foi orientada a enviar extratos, comprovantes de pagamentos e outros documentos para o escritório?

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br
Verônica Dias

Verônica Dias

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Sistemas
há 9 anos Sexta-Feira | 27 fevereiro 2015 | 15:00

Fernando, boa tarde!

Não, nunca foi solicitado, o contador apenas enviava os boletos e eu efetuava o pagamento, porém ele nunca cobrou alguma comprovação destes pagamentos.
Então eu preciso solicitar esses comprovantes ao banco mesmo?
Você sabe se tem mais algum documento necessário?
Quero encerrar logo essa transferência, que está me causando muita dor de cabeça.

Obrigada pelo retorno!

PEDRO MARTINS

Pedro Martins

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 27 fevereiro 2015 | 15:19

Boa tarde Verônica!

Não só os extratos de conta bancária jurídica e comprovantes de pagamento dos impostos, mas toda a despesa incorrida durante os três anos em que sua empresa esteve lá é necessário e imprescindível para se elaborar a contabilidade da empresa de forma a chegar mais próximo da realidade, porém este é um procedimento que deve ser feito no final de cada ano, ou seja, ele deveria ter lhe orientado a levar esta documentação todo mês e já ter feito a contabilidade pelo menos dos últimos dois anos encerrados, lhe entregado o balanço e os livros contábeis de acordo com a legislação em vigor e forma de apuração de receitas da mesma. A demora deve ser ocasionada pela falta de informação para tal, por isso ele está lhe solicitando a documentação.

Att, Pedro (Contador)

Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 27 fevereiro 2015 | 15:53

Verônica,

Todas as operações realizadas pela empresas devem ter documentação que as comprove e ser enviadas para que a contabilidade seja feita, desta forma, os extratos e comprovantes também, aconselho verificar com o banco a forma mais prática possível.

Não deixe que isso lhe cause stress, em alguns aspectos a burocracia realmente incomoda, mas devido as nossa constituinte, precisamos cumprir diversas leis que as vezes atrasam um pouco nossos planos, mas não deixe que isso afete sua vida pessoa de uma forma muito negativa.

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.