x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 910

Começar atuar como contador

Jose Carlos Vieira

Jose Carlos Vieira

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 9 março 2015 | 09:03

Boa tarde, sou contador e trabalho com registro em carteira como auxiliar de contabilidade, porém recebi propostas para atuar como contador fazendo folhas de pagamento de funcionarios de uma fazenda e não gostaria de deixar meu trabalho no escritorio.Estou com muitas duvidas de como proceder atuando tambem como autonomo: terei de ser o contador responsavel por toda a empresa da fazenda, sendo que vou fazer apenas a folha de pagamento? Se sim, como devo começar?E sobre a minha responsabilidade, devo me cadastrar em algum orgão alem do crc?Me ajudem por favor!

Tiago Amorim

Tiago Amorim

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 9 março 2015 | 09:18

Primeiro, você pode sim trabalhar em mais de uma empresa, neste seu caso se a fazenda é uma empresa personificada (CNPJ) a mesma deverá na geração da guia de GPS deverá reter a titulo de contribuição 11% sobre seu salário, ou seja, em uma unica guia vai constar o recolhimento do INSS dos funcionários juntamente com o seu.

Se será responsável somente pela folha de pagamento o ideal é formalizar por meio de contrato especificando sua atuação.

Esperto ter ajudado.

Tiago Amorim Jorge
Contador e Especialista em Gestão Estratégica de Recursos Humanos

Jose Carlos Vieira

Jose Carlos Vieira

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 10 março 2015 | 15:36

Agradeço o esclarecimento Thiago, porém ainda me restam duvidas, se puder me ajudar:

A fazenda ja possui um contador, porém estará me contratando para fazer a folha de pagamento por que os funcionarios sao de minha cidade, como poderei ser o contador responsável apenas pela folha de pagamento?Tem como?Pergunto isso porque sei que o dono da empresa deve assinar procuração constituindo o contador como procurador para representa-lo diante a receita federal,ao INSS, à Caixa Economica, etc.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.