x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 5

acessos 2.351

Como fazer alteração no Contrato Social

Bruno Bellas

Bruno Bellas

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a) Empresas
há 9 anos Segunda-Feira | 16 março 2015 | 13:57

Boa tarde,

gostaria de tirar uma dúvida. Possuo uma micro empresa (ME ltda.) aqui na capital do RJ constituída por mim e meu pai, e preciso fazer algumas alterações, como:

- Endereço
- Nome Fantasia (obs: nunca tive nome fantasia, apenas o nome da razão social, isso poderia gerar algum problema ao cadastros existentes, como banco etc?)
- Minha empresa já está no simples nacional, entretanto, vi algumas alterações das atividades que possam ser incluídas no simples nacional. Gostaria de colocar os serviços de consultoria, isso irá alterar a minha alíquota, que hoje é de 6% ?

Estas alterações, eu posso fazer ou dependo do contador? pois os valores são altos!

Obrigado à todos que puderem contribuir com as informações.
Grande abraço,

Barbara Alves

Barbara Alves

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 9 anos Segunda-Feira | 16 março 2015 | 14:05

Boa tarde

Vai ter que ser feito o Registro da Alteração do Contrato e CNPJ.

é bom um contador fazer para não ter erros.

A Alíquota do SN depende do teu faturamento dos 12 últimos meses.

Espero ter ajudado

Att.

Bárbara Alves

" Não desistir é um modo concreto de acreditar. Acredite nos seus sonhos. Você é do tamanho dos seus sonhos. Lute por eles"
Bruno Bellas

Bruno Bellas

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a) Empresas
há 9 anos Segunda-Feira | 16 março 2015 | 14:15

Olá Bárbara obrigado pelas informações....

A empresa não tem apresentado faturamento, a alíquota continua a mesma desde 2008 quando foi aberta. A empresa possui muitas atividades, sendo que todas são de prestação de serviços.

Estas alterações são todas na Jucerja?

Acho que terei que fazer alteração em tudo na verdade, se possível me corrija se eu estiver errado:
- Alteração do Contrato Social
- Alteração dos dados cadastrais do CNPJ
- Alteração dos dados cadastrais do Alvará
- Alteração dos dados cadastrais da Inscrição Estadual

Seria isso? teriam idéia de quanto custa toda esta alteração?

Gostaria de eu mesmo fazer esta alteração, devido a falta de grana neste momento. Sabe me dizer onde posso encontrar este passo a passo?

Mais um vez obrigado.

Leandro Gonçalves Rodrigues

Leandro Gonçalves Rodrigues

Prata DIVISÃO 5, Coordenador(a) Contabilidde
há 9 anos Segunda-Feira | 16 março 2015 | 14:28

Boa tarde Bruno,

Seguem considerações:

Endereço - Percebi não haver dúvidas;

Nome Fantasia - Se existir outra empresa com o mesmo nome e que exerça a mesma atividade, pode sim gerar problema e haja a solicitação pelo requerente, Junta Comercial ou Juízo para que você não faça o uso do nome. Neste caso é sugestivo fazer uma consulta na Junta do seu estado e no INPI;

Serviço de Consultoria X Simples Nacional - Pode haver problema quanto ao enquadramento no simples nacional, o correto é saber exatamente qual o serviço de consultoria a ser prestado para ver se é ou não impeditivo, pelo fato de o serviço de consultoria abranger diversas áreas;

Vinculo ao contador nas alterações societárias - No nível federal e estadual não necessita de um contador para fazer o trabalho, porém é aconselhável o acompanhamento do mesmo. Ressalto que existem algumas prefeituras que exigem tal acompanhamento e que você deve verificar junto a prefeitura da sua cidade. Dependendo do tipo de sociedade da sua empresa, será preciso o visto de um advogado na alteração contratual.

Abs

Barbara Alves

Barbara Alves

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 9 anos Segunda-Feira | 16 março 2015 | 14:29

Bruno

Se não tem faturamento blz não muda nada na alíquota

Respostas:

Estas alterações são todas na Jucerja? se foi feito registro do contrato na jucerja, sim a alteração tem que ser na jucerja

Acho que terei que fazer alteração em tudo na verdade, se possível me corrija se eu estiver errado: sim terá que fazer a alteração em tudo e tem algumas taxas para pagar
- Alteração do Contrato Social - se foi feito registro do contrato na jucerja, sim a alteração tem que ser na jucerja
- Alteração dos dados cadastrais do CNPJ - se foi feito registro do contrato na jucerja, sim a alteração tem que ser na jucerja
- Alteração dos dados cadastrais do Alvará - na Prefeitura, pelo site
- Alteração dos dados cadastrais da Inscrição Estadual - na Sefaz

Seria isso? teriam idéia de quanto custa toda esta alteração? não tem valor certo. Primeiro vc tem que ver onde foi registrado seu contrato.

Primeiro tu altera o contrato e cnpj, depois o alvará e inscrição estadual

Aqui mesmo no site qualquer dúvida ajudamos.

Att.

Bárbara Alves

" Não desistir é um modo concreto de acreditar. Acredite nos seus sonhos. Você é do tamanho dos seus sonhos. Lute por eles"
Bruno Bellas

Bruno Bellas

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a) Empresas
há 9 anos Segunda-Feira | 16 março 2015 | 15:16

Obrigado pessoal...

fiquei agora com a seguinte dúvida, para estas alterações não têm algum custo? Pois estes documentos serão impressos novamente com o novo endereço e atividades adicionais!

Leandro Gonçalves Rodrigues, obrigado pelas informações, farei um consulta prévia do nome fantasia.

Olhando o meu contrato social, se eu alterar o nome da razão social, isso pode gerar algum problema com as contas bancárias?

Outro detalhe ,tenho alguns serviços que possuem alíquotas de 6% variando até 16,3%. Neste caso fica a mais alta predominante, ou serei cobrado apenas com cada atividade oferecida ?

Obrigado pessoal pelas informações,
grande abraço,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.