x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 1.482

Passo a passo - Criar um CNPJ

Ricardo

Ricardo

Bronze DIVISÃO 3, Administrador(a) Empresas
há 9 anos Sexta-Feira | 10 abril 2015 | 20:05

Boa noite a todos,

Sou novo no fórum, espero poder ajudar compartilhando conhecimento e principalmente aprendendo cada vez mais.

Bom, estou com uma dúvida, sou um pouco leigo quando o assunto é abertura de CNPJ. Quero abrir um CNPJ como empresário individual (micro empresa).

Alguém poderia me auxiliar nessa etapa? Tenho muitas dúvidas, que vou deixar logo abaixo, espero que alguém possa ajudar rsrs.

Eu já conheço mais ou menos o processo, então quero fazer tudo online, e sei é claro que preciso ir até a junta para deferir os documentos.

Para ficar mais fácil, irei descrever os passos que eu já realizei, se tiver algo errado pro favor me corrijam.

Primeiramente eu fui até a receita, e preenchi o FCJP pelo coleta web, após finalizado foi gerado o DBE.

Ok, próximo passo fui até o site da junta, e entrei no sistema empresa fácil (https://www.empresafacil.pr.gov.br) onde fiz a consulta prévia que logo foi gerado um código PRP para mim, que por sinal ainda não foi deferida.

Até onde sei o próximo passo seria preencher o requerimento de empresário, esta correto?

Agora irei deixar outras dúvidas abaixo, se puderem me ajudar agradeceria.

O meu negócio é online, ou seja, as vendas são somente online e de produtos digitais, nada de produtos físicos, são serviços de internet. Ai fiquei em dúvida com relação ao alvará, eu realmente preciso de um alvará, já que não tenho ainda um escritório? ou melhor, um endereço fisico para fazer de sede..

Preciso também fazer a inscrição no estado? Pois já que são serviços digitais, não será cobrado ICMS, estou certo?

E por final, quais seriam as taxas que eu deveria pagar, agora no começo e durante o processo, e também quando for concluído, o valor pago por mês.

Agradeceria muito aos usuários do fórum que são mais entendidos do assunto, se puderem me ajudar. Tenho mais dúvida, mas irei discutindo ao longo do processo rsrs..

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 9 anos Domingo | 12 abril 2015 | 09:15

Olá responderei seus questionamentos abaixo:

Até onde sei o próximo passo seria preencher o requerimento de empresário, esta correto?

R - Sim, é necessário fazer o requerimento, anexar o DBE e a devida capa, juntamente com a taxa da Junta Comercial e o Darf 6621 de 10,00 reais quitados.


O meu negócio é online, ou seja, as vendas são somente online e de produtos digitais, nada de produtos físicos, são serviços de internet. Ai fiquei em dúvida com relação ao alvará, eu realmente preciso de um alvará, já que não tenho ainda um escritório? ou melhor, um endereço fisico para fazer de sede..

R - Sim, será preciso ter um endereço para correspondência e contato com o fisco, poderá ser seu endereço residencial se a prefeitura permitir. Toda empresa necessita de um alvará de funcionamento, no seu caso que é serviços também proporcionará a emissão de notas fiscais. Esta etapa é obrigatória.

Preciso também fazer a inscrição no estado? Pois já que são serviços digitais, não será cobrado ICMS, estou certo?

R - Se você for apenas prestador de serviços será isento de inscrição estadual, pois não terá ICMS, apenas recolhimento do ISS que fica a cargo da prefeitura de sua cidade.


E por final, quais seriam as taxas que eu deveria pagar, agora no começo e durante o processo, e também quando for concluído, o valor pago por mês.

R - Na junta de seu estado, empresa individual custará para abertura de processo - R$ 51,40, com o DARF 6621 mais R$ 10,00. A tributação e aliquota a ser paga sobre o faturamento do mês depende muito de qual será o CNAE (atividade) exercida pela empresa. Para apuração de impostos mensais será necessário um contador com CRC habilitado para escrituração das notas fiscais.


-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Ricardo

Ricardo

Bronze DIVISÃO 3, Administrador(a) Empresas
há 9 anos Segunda-Feira | 13 abril 2015 | 12:57

Phillipe Gambôa obrigado pelas respostas.

Você falou em anexar o DBE e a devida capa, que capa seria essa? é algum outro documento?

Após ter feito o requerimento e o pagamento das duas taxas, qual seria o próximo passo?

No caso do endereço, irei usar o residencial, apenas para receber correspondências. O alvará no caso teria que ser de ponto de referência (sem atividade no local) correto?

Esse alvará de ponto de referência, é pago mensalmente alguma taxa? E quais os valores para a geração desse alvará? Ele é feito diretamente na prefeitura da cidade? Quais documentos eles precisam?

Outra dúvida muito importante, eu não irei contratar um contador, isso não seria um problema né? Até onde sei não é obrigatório.

No caso sem o contador, quais os cuidados que eu tenho que ter todo o mês, por exemplo eu preciso ficar declarando imposto, etc? Não existe nada que obrigue eu gerar uma nota fiscal? Por exemplo, trabalho com vários serviços, mas não irei gerar nota fiscal para tudo, apenas para os que possuem valores alto. Isso é permitido?

No caso dos impostos, ele é calculado de acordo com as notas ficais que são geradas?

E por último, no nome de empresário ou firma, para a natureza empresário individual, é realmente necessário que seja o mesmo nome do responsável? Por exemplo, não posso colocar o nome da empresa nesse campo?

No DBE é preciso que o nome empresarial este igual ao feito pela junta comercial, na consulta prévia?

Desculpe tantas perguntas, agradeço se puder me ajudar novamente.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.