x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 745

CNPJ e Simples Nacional

Ricardo

Ricardo

Bronze DIVISÃO 3, Administrador(a) Empresas
há 9 anos Terça-Feira | 21 abril 2015 | 23:40

Boa noite a todos, tenho algumas dúvidas em relação a criação do cnpj e etc, sou novo nessa área então não entendo muito bem.

Já fiz toda a solicitação pela internet, irei fazer a inscrição como empresário individual ME.

Então.. Após ter feito o requerimento e o pagamento das duas taxas, qual seria o próximo passo? Levar toda a documentação para a junta? E depois disso?

É obrigatório o uso de alvará? Não tenho escritório no momento, então me falaram que preciso criar um alvará de ponto de referência, que no caso não poderia exercer nenhuma atividade no local. Isso é possível mesmo?

Esse alvará de ponto de referência, é pago mensalmente alguma taxa? E quais os valores para a geração desse alvará? Ele é feito diretamente na prefeitura da cidade? Quais documentos eles precisam?

Outra dúvida muito importante, eu não irei contratar um contador, isso não seria um problema né? Até onde sei não é obrigatório.

No caso sem o contador, quais os cuidados que eu tenho que ter todo o mês, por exemplo eu preciso ficar declarando imposto, etc? Não existe nada que obrigue eu gerar uma nota fiscal? Por exemplo, trabalho com vários serviços, mas não irei gerar nota fiscal para tudo, apenas para os que possuem valores alto. Isso é permitido?

No caso dos impostos, ele é calculado de acordo com as notas ficais que são geradas?

Agora uma coisa que não consigo entender, o que é exatamente, de forma bem clara esse simples nacional? Eu preciso dele? Como empresário individual, serei enquadrado ao simples nacional?

A ultima dúvida muito importante também, esses impostos que irei pagar mensalmente, esta incluso o INSS? Quero contribuir, mas não sei se posso fazer isso através dessa firma que estou abrindo.

Desculpe tantas perguntas, agradeço se alguém puder me ajudar.

Daniel Belarmino

Daniel Belarmino

Prata DIVISÃO 3, Gerente Administrativo
há 9 anos Sexta-Feira | 24 abril 2015 | 10:41

Ricardo, bom dia

Vou colocar as respostas abaixo em cada pergunta que eu consguir te ajudar.


Então.. Após ter feito o requerimento e o pagamento das duas taxas, qual seria o próximo passo? Levar toda a documentação para a junta? E depois disso?
RESPOSTA: Isso mesmo, junto os documentos dos sócios e da empresa e leve a Junta Comercial para registro.

É obrigatório o uso de alvará? Não tenho escritório no momento, então me falaram que preciso criar um alvará de ponto de referência, que no caso não poderia exercer nenhuma atividade no local. Isso é possível mesmo?
RESPOSTA: Todas as empresas devem solicitar o Alvará Municipal, e ainda assim você pode abrir sua empresa no endereço da sua casa por exemplo, como ponto de contato.

Esse alvará de ponto de referência, é pago mensalmente alguma taxa? E quais os valores para a geração desse alvará? Ele é feito diretamente na prefeitura da cidade? Quais documentos eles precisam?
RESPOSTA: A Prefeitura enviará para seu endereço o Carne com os valores da Taxa de Licença de Funcionamento, cada Prefeitura possui sua tabela de valores dos Alvarás, que geralmente variam de acordo com a atividade da empresa.

Outra dúvida muito importante, eu não irei contratar um contador, isso não seria um problema né? Até onde sei não é obrigatório.
RESPOSTA: Você não tem a obrigatoriedade de contratar um contador, porém você deverá entregar as obrigações acessórias mensais da empresa sob pena de ter sua empresa irregular nas esferas Municipais, Estaduais e Federais, das quais a falta de entrega geram multas altíssimas, podendo até inviabilizar o seu negócio, sendo assim, sugiro que você contrate um contador de sua confiança e assim você poderá se preocupar e se dedicar exclusivamente ao seu negócio.

No caso sem o contador, quais os cuidados que eu tenho que ter todo o mês, por exemplo eu preciso ficar declarando imposto, etc? Não existe nada que obrigue eu gerar uma nota fiscal? Por exemplo, trabalho com vários serviços, mas não irei gerar nota fiscal para tudo, apenas para os que possuem valores alto. Isso é permitido?
RESPOSTA: Não é permitido. Para toda venda ou prestação de serviços você deverá obrigatoriamente emitir nota fiscal, a não emissão de nota fiscal é caracterizado sonegação de imposto e crime contra a ordem tributária.

No caso dos impostos, ele é calculado de acordo com as notas ficais que são geradas?
RESPOSTA: Isso mesmo.

Agora uma coisa que não consigo entender, o que é exatamente, de forma bem clara esse simples nacional? Eu preciso dele? Como empresário individual, serei enquadrado ao simples nacional?
RESPOSTA: Dependa da sua atividade, porém é necessário realizar uma análise tributária para verificar se você pode estar enquadrado no Simples Nacional e se vala a pena.

A ultima dúvida muito importante também, esses impostos que irei pagar mensalmente, esta incluso o INSS? Quero contribuir, mas não sei se posso fazer isso através dessa firma que estou abrindo.
RESPOSTA: Não estão inclusos.

Diante de todas as perguntas e dúvidas sugiro que você busque um contador de sua confiança.

Abraços

Daniel Belarmino
Gerente Administrativo

Master Assessoria Contábil
(11) 3687 7035 / 3687 6046

[email protected]

https://www.mastercontabilidade.cnt.br

Facebook
https://www.facebook.com/MasterAssessoriaContabil

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.