x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 3.082

Ato constitutivo gerado - próximos passos [ajuda]

Ricardo

Ricardo

Bronze DIVISÃO 3, Administrador(a) Empresas
há 9 anos Sábado | 25 abril 2015 | 15:59

Pessoal, preciso de ajuda com algumas questões importantes quanto ao CNPJ que estou criando.

O meu negócio é online, enquadra-se no CNAE 6311-9/00. Ou seja, as vendas são somente online e de produtos digitais, nada de produtos físicos, são serviços de internet. Fiz a inscrição como empresário individual ME. Abaixo estão os CNAE que especifiquei ao fazer o pedido.

Atividade(s) Primária:
6311-9/00 - Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
Atividade(s) Secundária(s):
6204-0/00 - Consultoria em tecnologia da informação
6209-1/00 - Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
6399-2/00 - Outras atividades de prestação de serviços de informação não especificadas anteriormente

Fiz todo o processo sozinho, sem auxilio de contador, pretendo adquirir um em breve para cuidar de outra empresa. Já levei toda a documentação na junta comercial para deferimento. Ao acompanhar o processo no empresa fácil foi gerado o Ato constitutivo, que esta em análise.

A primeira dúvida é qual os próximos passos que devo fazer? Após o Ato constitutivo ser aprovado/deferido pela junta comercial, o que eu preciso fazer? Ou esse é o último passo, onde já serão informados os dados do CNPJ?

E após eu receber as informações do CNPJ, preciso fazer mais alguma coisa? Não sei exatamente o que precisa fazer, se precisa fazer mais algum registro, etc.. Só me falaram que depois que receber o CNPJ precisa tirar um alvará. É só esse que precisa mesmo, ou tem que fazer registro no estado, ou algo do tipo?

-----
Uma questão que esta me deixando preocupado, é em relação ao alvará. Não tenho escritório, fiz a inscrição usando o meu endereço residencial. E agora, como fica esse alvará?

O que acontece se eu não for na prefeitura da cidade tirar o alvará? Já que não vou exercer nenhuma atividade no endereço especificado, pois como informei é residencial.

Quanto custa tirar o alvará e como funciona o processo na prefeitura? É pago mensalmente apenas uma taxa, ou algo assim?

-----
Outra questão que não consigo entender, é a questão dos impostos que devo pagar.

O que eu realmente irei ter que pagar mensalmente e anualmente? ou é tudo pago anualmente?

Quem envia essa cobrança dos impostos, vem um boleto para eu pagar todo mês de todos os impostos juntos?

Existe alguma taxa do CNPJ que é pago mensalmente tirando os impostos?

-----
Agora vem as questões do simples nacional. Eu verifiquei e todos os CNAE que especifiquei enquadram-se no simples nacional. A minha dúvida é como funciona esse simples, o que ele é exatamente?

Me falaram que no simples vem todos os impostos que tenho que pagar em um único valor, é isso mesmo?

Como faço para se enquadrar no simples nacional, é feito automaticamente ou preciso ir em algum lugar e solicitar que seja incluído ao simples nacional? Se sim, aonde devo ir e como proceder?

Vale a pena o simples nacional para as atividades de minha empresa? Ou existe algum melhor ou mais indicado? Me falaram também do lucro real.

---
Quais são as obrigações acessórias tanto no âmbito estadual, quanto federal que devo apresentar como empresário individual?

Isso é necessário para essa natureza?

E como é feito isso, pelo site da receita?

Precisa ser feito todo o mês?

---

Desde já agradeço quem puder me ajudar nessas questões. Informo também que estou a procura de um bom contador para cuidar de uma outra empresa, se alguém tiver indicações pode falar.

Pedro henrique lindbeck

Pedro Henrique Lindbeck

Prata DIVISÃO 2, Analista Processos
há 9 anos Segunda-Feira | 27 abril 2015 | 09:36

Fiz todo o processo sozinho, sem auxilio de contador, pretendo adquirir um em breve para cuidar de outra empresa. Já levei toda a documentação na junta comercial para deferimento. Ao acompanhar o processo no empresa fácil foi gerado o Ato constitutivo, que esta em análise.
voce protocolou em qual JUNTA (JUCEPAR SEDE ?)
A primeira dúvida é qual os próximos passos que devo fazer? Após o Ato constitutivo ser aprovado/deferido pela junta comercial, o que eu preciso fazer? Ou esse é o último passo, onde já serão informados os dados do CNPJ?
voce protocolou o processo com DBE (caso na JUCEPAR)? se sim, o CNPJ já vai sair junto com o registro da JUCEPAR.

E após eu receber as informações do CNPJ, preciso fazer mais alguma coisa? Não sei exatamente o que precisa fazer, se precisa fazer mais algum registro, etc.. Só me falaram que depois que receber o CNPJ precisa tirar um alvará. É só esse que precisa mesmo, ou tem que fazer registro no estado, ou algo do tipo?
ai em Campo Largo, a Prefeitura não é sincronizada com a RFB-JUCEPAR. voce precisara fazer uma consulta comercial/consulta azul, depois que a consulta estiver liberada, voce irá fazer o pedido do alvara.

obs.: para voce tirar sua inscrição estadual, será necessário um contador para fazer o vinculo na receita estadual.


-----
Uma questão que esta me deixando preocupado, é em relação ao alvará. Não tenho escritório, fiz a inscrição usando o meu endereço residencial. E agora, como fica esse alvará?
na Consulta comercial, indique que será apenas escritório de contato.

O que acontece se eu não for na prefeitura da cidade tirar o alvará? Já que não vou exercer nenhuma atividade no endereço especificado, pois como informei é residencial.
voce não irá conseguir incluir sua empresa no Simples Nacional, e não conseguirá emitir nota fiscal de serviços.

Quanto custa tirar o alvará e como funciona o processo na prefeitura? É pago mensalmente apenas uma taxa, ou algo assim?
normalmente nas regiões metropolitanas de Curitiba, é pago anualmente a taxa de alvara (tipo renova automaticamente, após o pagamento da taxa).
sobre valores é somente com a Prefeitura mesmo.


-----
Outra questão que não consigo entender, é a questão dos impostos que devo pagar.
O que eu realmente irei ter que pagar mensalmente e anualmente? ou é tudo pago anualmente?
Quem envia essa cobrança dos impostos, vem um boleto para eu pagar todo mês de todos os impostos juntos?
os impostos, voce paga mensalmente, voce envia suas notas fiscais para o contador, ele lança nos sistemas, calcula os impostos devidos e lhe envia o imposto, se a empresa for do simples é tudo no DAS... se a empresa for do Simples varia de 4 % até 19 % (+ou- não lembro exatamente as %s)

Existe alguma taxa do CNPJ que é pago mensalmente tirando os impostos?
não.

-----
Agora vem as questões do simples nacional. Eu verifiquei e todos os CNAE que especifiquei enquadram-se no simples nacional. A minha dúvida é como funciona esse simples, o que ele é exatamente?

Me falaram que no simples vem todos os impostos que tenho que pagar em um único valor, é isso mesmo?
resumidamente é isso !
Como faço para se enquadrar no simples nacional, é feito automaticamente ou preciso ir em algum lugar e solicitar que seja incluído ao simples nacional? Se sim, aonde devo ir e como proceder?
no fim do processo da constituição (data do ultimo deferimento IMU ou IE) se ainda estiver dentro do prazo, voce faz online.

Vale a pena o simples nacional para as atividades de minha empresa? Ou existe algum melhor ou mais indicado? Me falaram também do lucro real.
ai eu não se te responder pois foge do meu departamento...
---
Quais são as obrigações acessórias tanto no âmbito estadual, quanto federal que devo apresentar como empresário individual?

Isso é necessário para essa natureza?

E como é feito isso, pelo site da receita?

Precisa ser feito todo o mês?


---

Desde já agradeço quem puder me ajudar nessas questões. Informo também que estou a procura de um bom contador para cuidar de uma outra empresa, se alguém tiver indicações pode falar.

Amigo Ricardo, trabalho no setor societario da CONFIALTIVA, uma das maiores contabilidades do Sul do Brasil, caso tenha interesse de marcar uma reunião para conversarmos sem compromisso, nosso telefone é 3016-1441, estamos localizados no centro de Curitiba.

SERVIÇOS PARALEGAIS ENTRE EM CONTATO
[email protected]


live long and prosper
Ricardo

Ricardo

Bronze DIVISÃO 3, Administrador(a) Empresas
há 9 anos Quarta-Feira | 29 abril 2015 | 00:02

Pedro Henrique Lindbeck

Obrigado pelas respostas, tenho mais algumas duvidas, se puder me ajudar agradeço.

voce protocolou em qual JUNTA (JUCEPAR SEDE ?)

Sim, essa mesmo.

voce protocolou o processo com DBE (caso na JUCEPAR)? se sim, o CNPJ já vai sair junto com o registro da JUCEPAR.

Sim, o DBE foi gerado e enviado para a junta para deferimento, no caso JUCEPAR. Depois que sair o CNPJ, precisa fazer algo?

ai em Campo Largo, a Prefeitura não é sincronizada com a RFB-JUCEPAR. voce precisara fazer uma consulta comercial/consulta azul, depois que a consulta estiver liberada, voce irá fazer o pedido do alvara.

Certo, no caso é apenas o alvará mesmo que precisa fazer né, outras coisas do tipo não precisa? E essa consulta comercial/azul, é feita na prefeitura mesmo? O que seria exatamente essa consulta?

obs.: para voce tirar sua inscrição estadual, será necessário um contador para fazer o vinculo na receita estadual.

Mas eu vou precisar fazer inscrição estadual? Minha empresa é de serviços, não irei pagar ICMS, pois não trabalho com produtos físicos. Estou certo?

os impostos, voce paga mensalmente, voce envia suas notas fiscais para o contador, ele lança nos sistemas, calcula os impostos devidos e lhe envia o imposto, se a empresa for do simples é tudo no DAS... se a empresa for do Simples varia de 4 % até 19 % (+ou- não lembro exatamente as %s)


Então, no caso essa empresa que citei não terá contador, irei fazer o trabalho sozinho. Como eu deveria fazer isso, no caso de enviar as notas fiscais? Essas notas fiscais, seriam as notas que são geradas para meus clientes? E como é feito o calculo, sabe me informar?


Uma última dúvida seria a questão das obrigações acessórias, como disse terei que fazer o trabalho sozinho para essa empresa, o que devo fazer exatamente? quais são as obrigações?

Pedro henrique lindbeck

Pedro Henrique Lindbeck

Prata DIVISÃO 2, Analista Processos
há 9 anos Quarta-Feira | 29 abril 2015 | 10:04


Sim, o DBE foi gerado e enviado para a junta para deferimento, no caso JUCEPAR. Depois que sair o CNPJ, precisa fazer algo?
depois da constituição do cnpj, aguarda-se o deferimento da ultima inscrição (municipal ou estadual) e faz-se o pedido pelo simples nacional.


Certo, no caso é apenas o alvará mesmo que precisa fazer né, outras coisas do tipo não precisa? E essa consulta comercial/azul, é feita na prefeitura mesmo? O que seria exatamente essa consulta?
sim apenas o alvará, talvez solicitem vistoria do Corpo de Bombeiros, Vigilancia Sanitaria...
sim é ali nos primeiros blocos, acho que o nome da mulher é luciane, ou alguma coisa com "ane" no final do nome...
eles verificam se o local onde voce irá instalar a empresa será compativel com a atividade.


Mas eu vou precisar fazer inscrição estadual? Minha empresa é de serviços, não irei pagar ICMS, pois não trabalho com produtos físicos. Estou certo?
é que voce disse que faz venda via internet. E mesmo se a venda for via internet, ou pessoalmente, voce tem que ter o ramo de comércio...
caso voce não comercialize não precisa ter inscrição.



Então, no caso essa empresa que citei não terá contador, irei fazer o trabalho sozinho. Como eu deveria fazer isso, no caso de enviar as notas fiscais? Essas notas fiscais, seriam as notas que são geradas para meus clientes? E como é feito o calculo, sabe me informar?

ai eu já não consigo te ajudar, pois já é outro setor que mexe com isso !
mais é tudo pelo sistema, é lançado notas e gera o imposto, e outra, tem que fazer balanço e etc...


Uma última dúvida seria a questão das obrigações acessórias, como disse terei que fazer o trabalho sozinho para essa empresa, o que devo fazer exatamente? quais são as obrigações?
são as declarações para RFB ou SIMPLES NACIONAL... como disse acima, essas declarações, tambem é outro setor que faz, portanto não consigo te auxiliar nesta questão...

qualquer coisa, liga aqui e negociamos um honorario baixo no 1º ano, ou só até voce conseguir se levantar... depois que a empresa já estiver deslanchado dai sobe o preço para o valor normal dos honorarios. ..
pois se voce acabar fazendo alguma coisa errada (não gorando) pra consertar pode acabar saindo muito caro...

SERVIÇOS PARALEGAIS ENTRE EM CONTATO
[email protected]


live long and prosper

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.