x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 0

acessos 524

Locador de imóvel tornar-se pessoa jurídica é viável?

Laercio Henrique

Laercio Henrique

Iniciante DIVISÃO 1, Autônomo(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 29 abril 2015 | 16:40

Olá pessoal,
sou locador de imóvel. Sempre atuei como pessoa física nas locações. Procurando formalizar ao máximo minhas contratações, deparei-me com uma sugestão de tornar-me pessoa jurídica para obter eventuais vantagens no Imposto de Renda. Percebendo alguma vantagem, irei procurar um contador para me auxiliar no processo.

Já encontrei um ótimo artigo sobre esse assunto aqui no portal www.contabeis.com.br

Minha interpretação é de que para meu caso é inviável, mas gostaria da confirmação de quem entende e pode ajudar. Revelo meu perfil.

Possuo, em sociedade, alguns imóveis cuja arrecadação total dos aluguéis é inferior a 3 mil reais até o momento. Somos três usufrutuários (irmãos) ao todo. Isso já permite diluir a renda mensal em menos de mil reais mensais para cada um, o que nos faz ficar fora do IR mensal via Carnê-leão.

Pelo que pude entender no artigo, a diferença de impostos entre pessoa física e pessoa jurídica é de 0,12%, mas pessoas jurídicas estão envolvidas com outros custos e taxas.

Um recurso que gostaria de obter para inibir a inadimplência de meus inquilinos seria poder incluir o CPF deles em listas de serviços de proteção ao crédito, mas as empresas prestadoras deste serviço atendem apenas pessoa jurídica.

Segundo meu perfil, é viável tornar-me pessoa jurídica para prestar o serviço de locação de imóveis? Quem puder explicitar vantagens e desvantagens para este caso será de grande ajuda.

Obrigado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.