x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 484

Capital Social

Victor Hugo Martins Arce

Victor Hugo Martins Arce

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 30 abril 2015 | 15:52

Prezados Colegas,

Tenho sido procurado por alguns empreendedores que desejam formar sociedade entre 3 a 4 pessoas.
Mas estou tendo dificuldade em ajuda-los na seguinte questão.

São 4 quatro pessoas que querem ser "sócias", mas na hora da formação do Capital um quer colocar dinheiro e outra quer colocar mão de obra.
Minha pergunta é: Como que se transforma um serviço ou uma estrutura física em quotas de participação em uma empresa?
Porque a ideia é que um entre com a estrutura e outro com a mão de obra, o que entra com a estrutura quer que o "valor"que vale sua estrutura seja considerado como se ele tivesse aportando financeiramente nessa empresa.

Me diz entender? Existe algo nesse sentido?

Victor Hugo Arce
Felipe Sarmento Rosemberg

Felipe Sarmento Rosemberg

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 30 abril 2015 | 16:34

Boa tarde Sr. Victor Hugo Martins Arce, tudo bem?

Serviço não se transforma em quotas, pois não é possível se medir, mensurar serviço nesse aspecto abordado. Já o imóvel pode sim ser atribuído valor, que decorre de uma avaliação do bem.
Dependendo da objeto que a entidade vai exercer, não há problemas em incluir um sócio que contribuirá prestando serviços. Essa será uma Sociedade Simples.
Já nas Sociedades Limitadas, cujo o objeto será empresarial, não cabe a inserção de sócios sem que integralizem algum valor na empresa, seja com dinheiro, bens móveis/imóveis.

Att.
Felipe R.

"Mar calmo nunca fez bom marinheiro."
- Provérbio inglês.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.