x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 728

Opção pelo MEI

LILIANE DAS GRAÇAS DOS REIS

Liliane das Graças dos Reis

Bronze DIVISÃO 1, Não Informado
há 9 anos Quarta-Feira | 6 maio 2015 | 12:37

Boa tarde!
Estou querendo abrir uma empresa, e estou com dúvida.
Eu e meu irmão estamos querendo abrir, comércio de venda de produtos para jardins.
neste caso, qual tipo de sociedade teríamos que abrir, que seja menos burocrático e mais em conta pra nós?
Queria fazer pelo MEI, mas vi que do MICRO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL, não pode ter sócio esta correta esta informação?
Seria mais vantajoso, cada um abrir uma empresa como empreendedor individual , uma vez que é menos burocrático, e e os tributos é de 41,00 o carnê do MEI, somando os 2 carnês R$ 82,00

Ou abrir uma MEI, e registrarmos um como dono e outro como vendedor, neste caso além dos 41,00 teríamos que recolher3% s/o salário mínimo para o INSS que dá R$21,60, e também fazer um depósito de 8% sobre o salário mínimo que equivale a 57,60.
Neste caso teríamos uma despesa de de R$120,00

Marcos Nunes

Marcos Nunes

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 6 maio 2015 | 12:56

Boa Tarde,

O MEI é INDIVIDUAL.

Para abrir os dois cada um com um MEI, tem que ser em local diferente, sala diferente.

Caso queira, abra o MEI no nome de um, e registra o outro como funcionário.

O empregador MEI vai ter como despesas normais antes de registro de empregado:
R$ 41,20 DASMEI
R$ Taxas de prefeitura e bombeiro (pós um ano, o primeiro ano é isento)

depois que registrar vai ter os custos com INSS e FGTS do empregado, 8% sobre o salário mínimo ou salário de sindicato (limite de salário para MEI).



Abçs.

CRISTIANE MARIA GUGELMIN

Cristiane Maria Gugelmin

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 6 maio 2015 | 14:33

Boa Tarde Liliane das Graças dos Reis ,

Complementando a resposta de nosso colega, o MEI seria menos burocrático e mais barato, mas convém você observar se o faturamento de vocês vai ficar enquadrado dentro dos R$ 5.000,00 mensais. Quanto a um dos dois ser funcionário, tudo bem também, o salário é um piso salarial (conforme sindicato da categoria), você terá q recolher (além dos 8% descontados do funcionário) + 3% de INSS e 8% referentes ao FGTS.
Se quiser abrir uma sociedade de fato, esta não poderá ser enquadrada no MEI, visto que MEI só pode ser empresário individual.

Cristiane Maria Gugelmin
Contador

A melhor forma de agradecer pelo auxílio recebido é ajudar alguém com o que você sabe.
Pratique isso, todos temos conhecimentos a compartilhar.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.