x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 1.599

Profissional Liberal ou MEI ou EMPRESA INDIVUDUAL

alessandra

Alessandra

Iniciante DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 22 maio 2015 | 14:28

Acabei de tirar meu registro no CRC (sou técnica formada em 88, mas nunca exerci a profissão) e queria saber se posso ser responsável pela contabilidade de uma ou mais empresas atuando como Profissional Liberal ou tenho que ter um CNPJ (MEI, Individual ou Sociedade) para começar a exercer minha profissão.
Estou começando do zero e totalmente desatualizada, então peço auxílio para dar meus primeiros passos.
Obrigada, antecipadamente, a todos que porventura me ajudarem.

GILSON CARLOS DE SOUZA MACEDO

Gilson Carlos de Souza Macedo

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 22 maio 2015 | 16:57

RESOLUÇÃO CFC Nº 1.390, DE 30 DE MARÇO DE 2012

DOU 24.04.2012

Dispõe sobre o Registro Cadastral das Organizações Contábeis.

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais,

Resolve:

CAPÍTULO I
DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Art. 1ºAs Organizações Contábeis que exploram serviços contábeis são obrigadas a obter o Registro Cadastral no Conselho Regional de Contabilidade da jurisdição da sua sede, sem o que não poderão iniciar suas atividades.

Parágrafo único. Para efeito do disposto nesta Resolução, considera-se:

I - Registro Cadastral Definitivo: é o concedido pelo CRC da jurisdição na qual se encontra localizada a sede da requerente;

II - Registro Cadastral Transferido: é o concedido pelo CRC da jurisdição da nova sede da requerente; e

III - Registro Cadastral de Filial: é o concedido pelo CRC para que a requerente que possua Registro Cadastral Definitivo ou Transferido possa se estabelecer em localidade diversa daquela onde se encontra a sua matriz.

Art. 2ºO Registro Cadastral compreenderá as seguintes categorias:

§ 1º De Responsabilidade Individual:

I - do Escritório Individual;