x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 8

acessos 735

Nome da Empresa e enquadramento tributario!

Rafael Mendes da Silva Berigo

Rafael Mendes da Silva Berigo

Prata DIVISÃO 1, Gestor(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 1 junho 2015 | 09:55

Bom dia a todos!!

Peço a ajuda de todos, pois estou começando com legalização de empresa e tenho pouca experiência!!

Tenho uma Empresa que esta como Empresário Individual no Simples Nacional, sendo seu nome Fulano de tal ME!!
Essa mesma pessoa quer abrir outra empresa com atividade totalmente diferente em outra cidade, etc... Essa atividade vai ter comércio e prestação de serviço!!

Pergunto:

Ela vai ser única proprietária dessa nova empresa, eu posso abrir a empresa com qualquer nome?, mesmo ela sendo única proprietária e sabendo que ela já tem uma empresa como Empresário Individual com o nome dela? Essa nova empresa vai ser Simples também!!!


Como devo proceder? Agradeço a ajuda de todos!!!

Rafael

Paulo Sergio Romão

Paulo Sergio Romão

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 1 junho 2015 | 10:13

Prezado Rafael Mendes,

De fato, como citou o Marcelo Sakamoto, o vosso cliente poderá constituir nova empresa, desde que, nos moldes da EIRELI.

Sim !!! Você poderá abrir a empresa com qualquer nome, há que se observar a reserva do nome empresarial por parte da Junta Comercial. (Pelo menos aqui no DF é feito desta forma).

A empresa irá optar pelo Simples Nacional, após avaliados os aspectos de impedimento (no seu caso, se as atividades são permissíveis de ingresso e a receita bruta global não ultrapassar os limites previstos em lei).

Desejo bons negócios.

Rafael Mendes da Silva Berigo

Rafael Mendes da Silva Berigo

Prata DIVISÃO 1, Gestor(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 1 junho 2015 | 10:47

Primeiramente obrigado a todos!!
Deixa eu ver se entendi:

Então mesmo ela tendo uma empresa como Empresário Individual no nome dela, ela pode abrir uma outra sendo ela única sócia com qualquer nome, porém tem que ser EIRELI? E posso colocar as duas no simples, observando claro o faturamento global das duas empresas, certo?

Rafael

Marcos Nunes

Marcos Nunes

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 1 junho 2015 | 10:55

Bom Dia,
pelo que entendi o empresário individual pode abrir uma EIRELI, pois é uma outra modalidade com responsabilidade limitada.

o que não pode é ter duas EIRELI.

Art. 980-A

§ 2º A pessoa natural que constituir empresa individual de responsabilidade limitada somente poderá figurar em uma única empresa dessa modalidade


Abçs.

Marcos Nunes

Marcos Nunes

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 1 junho 2015 | 11:45

Pelo que compreendi até hoje da figura EIRELI, nao há impedimentos de se constituir uma outra empresa, agora na forma de EIRELI, sendo ele empresario individual.

Se fosse uma figura de MEI, não poderia, pois o MEI não pode ter participação em outra empresa.

A Junta Comercial de seu estado pode lhe orientar melhor, para evitar erro na constituição e informação passada ao cliente.


Abçs.

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 9 anos Terça-Feira | 2 junho 2015 | 09:23

Rafael Mendes da Silva Berigo

Sim, poderá se for ME. Sendo MEI não pode.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.