x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 1.239

Balanço de encerramento

ELISANGELA SOARES

Elisangela Soares

Iniciante DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 5 junho 2015 | 22:01

Boa noite a todos,

Preciso de uma orientação.

Sou técnica em contabilidade mas não atuo, e, me formei advogada recentemente. Estou com um caso de dissolução de sociedade com apuração de haveres, entretanto, a empresa está paralisada há muitos anos.
Como realizo esse balanço de encerramento?
É uma sociedade civil e será feito um instrumento particular de encerramento, mas eu não sei como realizar o balanço final.

Obrigada desde já,

Att.,
Elisângela

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 5 junho 2015 | 22:14

Elisângela Soares,
boa noite.

Caso a empresa possua patrimônio líquido (Capital Social, Lucros Acumulados), este será devolvido aos sócios.
Essas eventuais contas serão debitadas as contas do Ativo, Circulante ou não, sendo que no final, não sobrará quaisquer saldos de ativos ou passivos.

Há dissoluções de sociedades em que dado o ínfimo valor do patrimônio, basta fazer constar no distrato que a empresa não deixa ativo nem passivo. Leve em conta este quesito, tendo em vista a inatividade da empresa por tantos anos.


Att

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.