x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 6

acessos 637

encerramento Mei

FERNANDA GRASSI DOVIGO

Fernanda Grassi Dovigo

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 9 anos Segunda-Feira | 8 junho 2015 | 16:22

Olá pessoal

estou com duvida no encerramento de uma empresa MEI

ela foi encerrada somente na junta em 2013 , minha duvida é a seguinte e necessario nesse caso o pagamento do das de 2014 e 2015
foi enviado carne desse periodo

posso fechar diretamento no site do microempreendedor nessa situação? ou devo pagar e fazer via receita federal

Att
Fernanda

Willian Douglas

Willian Douglas

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 12 junho 2015 | 17:19

Prezada Fernanda, você deve verificar se o CNPJ ainda está ativo, pois na época em que você realizou a baixa era necessário baixa o MEI na Junta Comercial e apos registrado deveria ser realizado a baixa na Receita Federal do Brasil, sendo que caso ainda esteja ativo no CNPJ você deverá realizar a baixa através do portal do empreendedor e consequentemente efetuar o pagamento das guias, pois o MEI ainda estará na condição de Ativo.

Willian Douglas
Departamento de Registro de Empresas
MICHEL DIORGENES DE ALMEIDA

Michel Diorgenes de Almeida

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 12 junho 2015 | 17:31

Boa tarde Fernanda, dando sequencia no comentário do Willan Douglas, você deve seguir os seguintes passos:

1º - verificar a situação do CNPJ
2º - A baixa do CNPJ, você vai encerrar com a mesma data da Junta Comercial, consequentemente, como a data do encerramento e anterior aos débitos, não precisará pagar nenhum débito posterior a data do encerramento da Junta Comercial.
3ª - A baixa do CNPJ você fará diretamente na Receita Federal.

Espero ter ajudado.

Michel

Willian Douglas

Willian Douglas

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 12 junho 2015 | 17:42

Michel, o problema e que não e possível gerar DBE para MEI, pois apos a analise do sistema ele vem com um erro dizendo que o MEI deve realizar a baixa através do portal do empreendedor.

Willian Douglas
Departamento de Registro de Empresas

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.