x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 4.379

DBE - Regime de Apuração

Daniel Guimarães

Daniel Guimarães

Iniciante DIVISÃO 4, Advogado(a)
há 9 anos Terça-Feira | 23 junho 2015 | 09:16

Bom dia!

Estou tentando abrir uma empresa em Minas Gerais, com os seguintes CNAES:

4744-0/04 COMÉRCIO VAREJISTA DE CAL, AREIA, PEDRA BRITADA, TIJOLOS E TELHAS

4930-2/02 TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGA, EXCETO PRODUTOS PERIGOSOS E MUDANÇAS, INTERMUNICIPAL, INTERESTADUAL E INTERNACIONAL

Esta empresa terá inscrição na Fazenda Estadual.

Quando vou preencher o DBE, estou com a seguinte dúvida:

No regime de apuração eu tenho que colocar "Débito e Crédito" ou "Isento e Imune" ? (A empresa será enquadrada no Simples Nacional)

Att,

Daniel

Luciana Dias Barros

Luciana Dias Barros

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 23 junho 2015 | 09:38

Daniel Guimarães bom dia.
As atividades que você está informando são tributadas. Não são isentas ou imunes.
Mas sugiro que contate um contador.
Ele é o profissional para lhe indicar melhor esses detalhes.

At.

Luciana Dias Barros Martins
Contabilista
Empresária Contábil


Dias & Dias Contabilidade
diasdiascontabilidade.com.br
[email protected]
diasdiascontabilidade.blogspot.com
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 23 junho 2015 | 11:52

Daniel Guimarães,

Bom dia!


Conforme disse a colega Luciana Dias Barros, a abertura de uma empresa somente poderá ser feita com a contratação de um contador responsável.

Ele saberia, por exemplo, que a tributação inicial da empresa é Débito e Credito e, somente depois de deferido o processo de inscrição (já com o nº do CNPJ, IE e IM), é que será feito o pedido de enquadramento no Simples Nacional.

Também será exigido no processo a indicação do contador responsável, com o seu respectivo registro no CRC.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Daniel Guimarães

Daniel Guimarães

Iniciante DIVISÃO 4, Advogado(a)
há 9 anos Terça-Feira | 23 junho 2015 | 13:05

Prezados Wilson e Luciana,

Agradeço a atenção de vocês.

O processo de abertura está sendo realizado por um contador sem experiência, porém devidamente habilitado no CRC. Coloquei a dúvida em meu nome, pois tenho cadastro no fórum.

Como ele nunca fez abertura, surgiu a dúvida no preenchimento do DBE, tendo em vista que futuramente ocorreria o enquadramento no SIMPLES e sairia deste regime de tributação Débito e Crédito. (A dúvida é banal, após a perspicaz explicação de vocês).

Peço desculpa se fiz o questionamento como se tentasse realizar abertura sem respaldo de um contador.

Agradeço,
Att,

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 23 junho 2015 | 13:29

Daniel Guimarães,

Como a abertura da empresa está sendo feito por um contador sem muita experiência, lembro também sobre a obrigatoriedade de pagamento da Taxa de Expediente para fins de concessão de inscrição estadual (atualmente no valor de R$ 245,06), emitido pelo Siare.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.