x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 13

acessos 2.198

Regularizar ou Abrir nova empresa??

WINNIE RAQUEL

Winnie Raquel

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 9 anos Terça-Feira | 23 junho 2015 | 14:05

Boa tarde Colegas,

Sou novata na área e preciso muito da ajuda de vocês!
Um empresário me procurou querendo regularizar sua empresa e a situação da mesma é a seguinte:
-Empresa foi constituída em 2009;
-Simples Nacional prestadora de serviço;
-Parou de movimentar em 2011.

De 2011 em diante nao se sabe se foram feitas as declarações sem movimento ou se foi considerada inativa.. também não sei se o contador antigo fez o pedido de adesão ao Simples nacional todos os anos (ainda não tenho o CNPJ pra consultar).

Eu acredito que essa empresa não é mais Simples Nacional e tem muitas declarações sem fazer..
Partindo disso, gostaria da ajuda de vocês pra saber o que devo fazer para regularizar, como fazer, se compensa regularizar ou abrir uma nova empresa ?!

Agradeço desde já.

Valdir Rocha dos Santos

Valdir Rocha dos Santos

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 23 junho 2015 | 14:33

Boa tarde, Winiie

Precisa verificar antes de tudo a situação da empresa: se foi cassada, se está inativa, etc.
Levantar as pendências nos órgãos Receita Federal, Secretaria estadual e Municipal.
No caso de haver obrigações acessórias tais como PGDAS, Rais, etc....tem multa pela falta de entrega.
Você poderá verificar as pendencias através de procuração eletrônica ou o próprio empresário poderá ir até o posto da Receita Federal e buscar estas informações, no caso precisa ser o sócio administrador, caso seja uma sociedade limitada.
No caso de abrir uma nova e esta aderir ao simples Nacional existe limitação, talvez não seja possível.


Brunno Henrique de Carvalho Borges

Brunno Henrique de Carvalho Borges

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Escritório
há 9 anos Terça-Feira | 23 junho 2015 | 15:32

Winnie,

Tem outra situação também, suponha que você vá baixar a empresa, para isso deve-se regularizar/atualizar a situação, ou seja, já que para baixar ou continuar ativa é necessário atualizar, é plausível atualizá-la e continuar utilizando ao invés de atualizar, baixar e abrir uma nova.

ELIZETE FATIMA DALL AGO DA SILVA

Elizete Fatima Dall Ago da Silva

Prata DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 23 junho 2015 | 15:42

Boa tarde Winnie,

Como disse nosso colega acima, voce podera verificar tudo sobre a empresa, e só depois com estas iformações em mãos resolver o que ira fazer.
Se a empresa ainda estiver no simples, pois isto pode acontecewr, eu tenho um caso assim, mas se não estiver o que é mais provavel, o correto seria
voce regularizar a mesma, para que seu cleinte não fique com esta empresa irregular. So que este ano voce nao consegue que a empresa se enquadre no simples, somente para o ano seguinte. Desde que vc a regularize em todos os setores, tais como receita estadual, prefeiitura e a partir dai estando tudo certo, vc conseguira pedir o enquadramento para o simples a partir de 01 de janeiro de 2016, e trabalhe este meio do ano ate o fim de 2015 no sistema de lucro presumido.
Logicamente que3 pagará mais impostos, porem como falta poucos meses, voce poderá orientá-lo para movimentar menos a empresa e se puder dar uma segurada na saida.
A outra altenativa é abrir uma nova, e baixar esta para naõ ficar com pendencias.
Voce passa as duas condiçoes a ele, e ele decide o que acha melhor.

Qualquer duvida e so me enviar mensagem,

Elizete

WINNIE RAQUEL

Winnie Raquel

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 9 anos Quarta-Feira | 24 junho 2015 | 14:47

Agradeço a atenção de todos!

Descobri que a empresa ainda continua no Simples Nacional. . isso facilita muito pois resta verificar na RFB se há débitos e se houver, regularizar, correto?
Também consegui tirar a Certidao Negativa na Prefeitura, isso significa que não há pendências na parte municipal ou meu cliente deve ir lá verificar pessoalmente?

Há algo mais a ser feito?

Valdir Rocha dos Santos

Valdir Rocha dos Santos

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 25 junho 2015 | 09:20

Bom dia, Winnie

De 2009 a 2011 foi emitida alguma nota fiscal?
Verificar se foram pagos os impostos referentes as receitas neste período.

Havia lhe dito para pesquisar pendencias no posto fiscal, porém se a empresa for só prestadora de serviços, não terá inscrição estadual, logo não precisa verificar se existe pendências.

WINNIE RAQUEL

Winnie Raquel

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 9 anos Quinta-Feira | 25 junho 2015 | 11:46

Bom dia, Winnie

De 2009 a 2011 foi emitida alguma nota fiscal?
Verificar se foram pagos os impostos referentes as receitas neste período.

Havia lhe dito para pesquisar pendencias no posto fiscal, porém se a empresa for só prestadora de serviços, não terá inscrição estadual, logo não precisa verificar se existe pendências.


Valdir, bom dia!

Foram emitidas várias NFs de serviço em 2009 e de 2010 a 2011 poucas NFs.
Vou agendar na Receita Federal pra ver se existe algum débito..
Depois tenho que verificar a parte de alvará e tal.. e também a parte contábil que desde 2012 nada foi feito.. vou ter um trabalhinho pela frente !

Se falta algum detalhe.. pode falar ok?!

Valdir Rocha dos Santos

Valdir Rocha dos Santos

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 25 junho 2015 | 14:39

Boa tarde, Winnie

Seria interessante, já que você vai na Receita Federal, protocolar uma procuração eletrônica para que você possa verificar todas as pendências usando seu certificado digital. A partir disso poderá acessar a página do simples Nacional e efetuar as devidas correções.

Pode ser que a empresa emitiu as notas fiscais, mas não gerou o imposto a pagar.

ELIZETE FATIMA DALL AGO DA SILVA

Elizete Fatima Dall Ago da Silva

Prata DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 25 junho 2015 | 15:02

Oi Winnie,


Voce esta sendo bem assessorada pelos colegas, so quero responder a sua pergunta do inicio, se era melhor regularizar a empresa ou constituir outra?
O correto é voce fazer o que tem que ser feito mesmo, que é a regularização desta ja constituida, ainda mais que ela se encontra enquadrada no Simples NacionaL, pois se voce fosse deixar esta de lado e abrir uma outra, voce teria sempre uma outra empresa para dar baixa e estaria o proprietário amarrado com uma pendencia sempre perante a RFB.

Elizete

PRISCILA ALQUIMEDICI

Priscila Alquimedici

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 25 junho 2015 | 19:06

Boa Noite colegas do Fórum

Alguém poderia me ajudar

Sou contadora Formada recentemente e ainda não peguei nenhuma abertura de empresa.

Um cliente me procurou para abrir uma empresa de Marketing e Publicidade digital.

Alguém poderia me dar uma orientação de procedimentos, passo a passo, quanto cobrar para a abertura e os valores de taxas.

desde já agradeço

Ficarei no aguardo


Priscila R.Silva

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.