x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 13

acessos 2.198

Regularizar ou Abrir nova empresa??

WINNIE RAQUEL

Winnie Raquel

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 9 anos Terça-Feira | 23 junho 2015 | 14:05

Boa tarde Colegas,

Sou novata na área e preciso muito da ajuda de vocês!
Um empresário me procurou querendo regularizar sua empresa e a situação da mesma é a seguinte:
-Empresa foi constituída em 2009;
-Simples Nacional prestadora de serviço;
-Parou de movimentar em 2011.

De 2011 em diante nao se sabe se foram feitas as declarações sem movimento ou se foi considerada inativa.. também não sei se o contador antigo fez o pedido de adesão ao Simples nacional todos os anos (ainda não tenho o CNPJ pra consultar).

Eu acredito que essa empresa não é mais Simples Nacional e tem muitas declarações sem fazer..
Partindo disso, gostaria da ajuda de vocês pra saber o que devo fazer para regularizar, como fazer, se compensa regularizar ou abrir uma nova empresa ?!

Agradeço desde já.

Valdir Rocha dos Santos

Valdir Rocha dos Santos

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 23 junho 2015 | 14:33

Boa tarde, Winiie

Precisa verificar antes de tudo a situação da empresa: se foi cassada, se está inativa, etc.
Levantar as pendências nos órgãos Receita Federal, Secretaria estadual e Municipal.
No caso de haver obrigações acessórias tais como PGDAS, Rais, etc....tem multa pela falta de entrega.
Você poderá verificar as pendencias através de procuração eletrônica ou o próprio empresário poderá ir até o posto da Receita Federal e buscar estas informações, no caso precisa ser o sócio administrador, caso seja uma sociedade limitada.
No caso de abrir uma nova e esta aderir ao simples Nacional existe limitação, talvez não seja possível.


Brunno Henrique de Carvalho Borges

Brunno Henrique de Carvalho Borges

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Escritório
há 9 anos Terça-Feira | 23 junho 2015 | 15:32

Winnie,