x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 826

Alteração de empresa Ltda para SA

LANNE MARGARETH ARAUJO BRITO

Lanne Margareth Araujo Brito

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 7 julho 2015 | 17:00

Boa tarde, sou contadora e sempre trabalhei com empresa Ltda e agora a empresa resolveu alterar de Ltda para SA. Pensei até em pedir demissão já que nunca trabalhei com SA. Mas resolvi arriscar e continuar.
O que muda na rotina da contabilidade da SA? Tenho que fazer fechamento de balanço na data da alteração?
Peço ajuda para que eu possa decidir se fico ou saio da empresa. Até pedi para contratar um Contador com conhecimento e eu ficaria como auxiliar, mas não quiseram, mas sei que quando não sou capaz de alguma coisa, eu prefiro sair fora e a falta de conhecimento em SA me deixou um pouco preocupada.

Júlio M.

Júlio M.

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 8 julho 2015 | 09:21

Olá Lanne , eu trabalho em uma S.A. e te asseguro que não é para tanta preocupação assim.

Só não consigo te informar sobre a alteração, uma vez que a empresa "nasceu" S.A. ,

um resumo bem simples é : você precisa ver como será a S.A. , se será de capital aberto ou fechado (aqui é que determina alguns pontos importantes), em tese as S.A. não tem vínculos com os "Sócios" e sim com o conselho de administração (que pode ser quem os sócios nomearem) e no lugar do contrato social, serão as ATAS , terá a ATA de constituição, ATA de nomeação diretoria do conselho de administração, ATA de aprovação de balanços,
ETC.
Todas essas atas tem que ser registradas em Junta Comercial .

Existe algumas obrigações adicionais para as S.A. como auditoria anual dos registros contábeis, publicação de balanço com parecer da auditoria, mas o que determina isso é a ATA de constituição, o porte da empresa e se é aberta ou fechada, para isso tem que consultar onde sua empresa se enquadra.

Se você procurar alguma empresa que preste a auditoria elas vão te ajudar a sanar essas duvidas.

Mas acredito não é tão difícil que a faça desistir .

Att.


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.