x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 8.679

Alteração de natureza Jurídica

Valdeir

Valdeir

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 8 julho 2015 | 09:09

Bom dia, estou dando andamento a um processo de alteração contratual, no qual a empresa era empresa individual e agora estou transformando ela para de responsabilidade LTDA. Como é a primeira alteração da empresa,e junto com a transformação, tenho também outras alterações, tais como alteração de capital social e nome empresarial, e a minha dúvida é a seguinte: No módulo integrador na aba ATO, eu posso colocar o código de ALTERAÇÃO ou eu devo colocar o código CONTRATO?

Aos que puderem me ajudar, fico grato pela ajuda.

Atenciosamente,

Valdeir dos Santos

"Sempre faço o que não consigo fazer para aprender o que não sei!"
Pablo Picasso

Philip Rangel de O. Souza

Philip Rangel de O. Souza

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 9 anos Quinta-Feira | 9 julho 2015 | 09:45

Valdeir, tudo bem?

Primeiro, de acordo com o que você expôs.


- Fazer viabilidade (Nova viabilidade> ir em alteração> marcar: alteração de natureza jurídica, alteração de nome empresarial. Preencher todos os campos e gerar o protocolo.
- Depois de aprovada, você irá fazer o DBE, marcando os mesmos eventos de alteração e lembre-se: se o nome de fantasia mudar também o faça.
- Ai sim serão três módulos integradores.



- Selecione a natureza jurídica gerando novo FCN/REMP como empresario, ato de alteração.
- Eventos: somente transformação.

Após, siga o que pede no integrador, sem integrar NADA. Vai gerar o novo Requerimento de Empresario com ato somente de transformação, capa de processo, check-list e a taxa para pagamento. O empresário assina somente, cópia autenticada do documento (CNH ou RG).



- Com viabilidade na mão, DBE na mão. Vamos seguir:
- Volte para gerar um novo FCN/REMP.

- Natureza jurídica 2062- Sociedade Empresária.
- Ato: 090- Contrato

- Evento: 046- Transformação
2247- Alteração de capital social
021- Alteração de Dados
020- Alteração de nome empresarial
2221- Nome fantasia (se alterar)
2001- Entrada de sócio administrador

Ps: Endrada por quÊ? Porque não é mais empresa individual e sim com os sócios que você colocou na viabilidade. E se o empresario não prevalecer na sociedade, marque o evento alteração de sócio. No objetivo social deve ser o mesmo do anterior. Eu indicaria alterar, mesmo que repetisse o mesmo e você remontava a escrita do mesmo. Mas isto você tem que fazer lá atrás na viabilidade.

Depois de preenchido os eventos. TODOS, lembre-se. Integre a viabilidade, o DBE e siga com o que se pede. Vai pedir e-mail, telefone, vai pedir que complete os dados dos sócios. Depois será gerado os documentos junto com a DAE.



Enquadramento de ME/ OU EPP

1-Capa de processo devidamente assinada pelo administrador da sociedade. (avulsa : vide link: http://www.jucemg.mg.gov.br/ibr/informacoes+remp-fcn-capa-processo)
2-Ato 315 ou 316– Declaração de Enquadramento como ME(ato 315)/EPP(ato 316) em 1 via - Anular o espaço do NIRE e data, preencher o espaço relativo ao CNPJ, que conforme orientação da Receita será aproveitado.
3-Cópia autenticada em cartório da Carteira de Identidade do signatário da capa.

Lembrando que o contrato é de alteração, qualificando o empresário e nos dizeres:

Ele ficará como se fosse um ato de transformação da EIRELI.

Ex:

CONTRATO SOCIAL POR TRANSFORMAÇÃO DE EMPRESÁRIO EM SOCIEDADE EMPRESÁRIA LIMITADA

(Nome completo do empresário e qualificação completa), empresário (a), com sede na __________________, inscrito na Junta Comercial do Estado de Minas Gerais sob o NIRE nº _______________ e no CNPJ nº_______________, sob nome empresarial _____________ - ME, fazendo uso do que permite o o § 3º art. 968 da lei 10.406/2002, com redação alterada pelo art. 10 da Lei Complementar 128/2008, ora transforma seu registro de EMPRESÁRIO (A) em SOCIEDADE EMPRESÁRIA LIMITADA, uma vez que admitiu o(a) sócio (qualificação completa), passando a constituir o tipo jurídico SOCIEDADE EMPRESÁRIA LIMITADA, a qual se regerá, doravante, pelo presente CONTRATO SOCIAL o qual se obrigam mutuamente todos os sócios conforme cláusulas a seguir:

------

Junte os documentos, tudo como uma constituição.


É isso ai. Espero ter ajudado!! Dúvidas no @Oculto
É meio confuso mesmo e trabalhoso.

Philip

Valdeir

Valdeir

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 9 julho 2015 | 10:31

Bom dia Philip Rangel de O. Souza

Obrigado pelo esclarecimento e irei seguir os passos!!!

Grato pela atenção.

Att,

Atenciosamente,

Valdeir dos Santos

"Sempre faço o que não consigo fazer para aprender o que não sei!"
Pablo Picasso

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.