x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 5

acessos 1.855

transformação de empresario individual para sociedade ltda

CARLOS ANTONIO VASCONCELOS BEVILAQUA

Carlos Antonio Vasconcelos Bevilaqua

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 9 julho 2015 | 14:47

A legislação permite a transformação de uma empresa individual para sociedade ltda, sendo que o titular da individual faleceu, e a esposa herdeira através de um alvará judicial que permite vender 50% das quotas, pretende continuar usando o mesmo CNPJ, alterando para uma sociedade ltda, composta a sociedade com ela e outro sócio ? Qual o procedimento ?

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 20 julho 2015 | 11:41

Colega, elaborar uma alteraçao transformando a firma individual herdada pela viuva conforme o Alvara Judicial, e entrar com os novos socios, fazer juntada desse Alvara e tudo o mais do novo socio etc. Mas para ficar tranquilo e recomendavel que procure a junta ou o cartorio, para obter miores esclarecimentos.

Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
Agnaldo A. Lima

Agnaldo A. Lima

Ouro DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 8 anos Terça-Feira | 20 outubro 2015 | 12:32

Bom dia,

Tenho a seguinte situação:

Transformar Empresário individual inscrito no simples para Ltda;

Mas também tenho que alterar o endereço e incluir novo cnae;

Consigo fazer tudo de um única vez ou tenho fazer os atos separados, 1º transformar a empresa e depois fazer a 1ª alteração com o endereço e o cnae?


Ou é melhor abrir uma empresa nova e encerrar a individual?

Desde já agradeço,

Agnaldo Lima
Analista de Pessoal
[email protected]
Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 8 anos Terça-Feira | 20 outubro 2015 | 13:46

boa tarde a todos!


CARLOS ANTONIO
Siga as instruções de nosso colega Manoel Luiz citou, lembrando que a redação deste contrato é um tanto complicada, pois vai ENTRAR novo sócio, mudará o Capital Social e sua Divisão, precisará saber quem será o responsável perante a Receita Federal, mesmo que os 2 SÓCIOS ASSINEM EM CONJUNTO TODOS OS ATOS, etc.etc.etc...

AGUINALDO

Tenho a seguinte situação:
Transformar Empresário individual inscrito no simples para Ltda;
Mas também tenho que alterar o endereço e incluir novo cnae;
Consigo fazer tudo de um única vez ou tenho fazer os atos separados, 1º transformar a empresa e depois fazer a 1ª alteração com o endereço e o cnae?
Ou é melhor abrir uma empresa nova e encerrar a individual?


Você irá antes de iniciar os procedimentos de alteração, ver na Prefeitura se o novo endereço pode ter a atividade que seu cliente vai executar e verificar a viabilidade ou não de cumprir as exigências que por ventura sejam cobradas.
Também irá na SEFAZ levantar se no novo endereço não tem nenhuma inscrição, pois hoje está comum a abertura de empresa que não deu certo e os antigos proprietários não fazerem nada.. largam tudo...
Estando tudo em ordem, voc~e vai elaborar a ALTERAÇÃO CONTRATUAL, incluindo as Cláusulas de Alteração de Endereço e Inclusão de Novo Objetivo Social e CNAE.
Em MG e imagino que também a JUCESP aceite, faz-se tudo em apenas UM ATO.


Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.