x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 1.736

Agrupamento de empresas por CNPJ no Serasa

Tatiana Oliveira

Tatiana Oliveira

Prata DIVISÃO 3, Autônomo(a)
há 9 anos Sábado | 25 julho 2015 | 21:33

Boa noite colegas,

Estou com uma situação de um cliente que nunca vi em alguns anos de experiência.

O cliente abriu uma empresa 'A' em Novembro de 2014. Em Março de 2015, ele se desentendeu com o sócio e resolveram fechar essa empresa. Esse ato teve a sua efetivação na Receita Federal, através do Distrato Social, tudo direitinho. O CNPJ encontra-se com o status 'baixado' na Receita.

Em abril de 2015, esse cliente resolveu abrir uma nova empresa 'B', desta vez com outro sócio.
Tudo aconteceu normalmente: a abertura da empresa, o enquadramento no Simples, inscrição no Estado, Prefeitura, etc..., ou seja, tudo normal.

Agora, em Julho ele tentou abrir uma conta corrente Pessoa Juridica para a empresa ativa, 'B', mas a gerente informou que
há restrição porque o ex-sócio da empresa 'A' tem restrição financeira.
A gerente informou que o apontamento vem diretamente do Serasa e o que o CNPJ da empresa 'B' está 'ligado' no Serasa ao CNPJ da empresa 'A' que foi baixada, como se fosse um 'grupo'.

Nunca vi isso. Cheguei até a falar com a gerente e explicar que o meu cliente não tem ligação nenhuma com o ex-sócio a não ser pela empresa que foi baixada. Ela disse-me que não tem o que fazer, uma vez que o apontamento vem diretamente do Serasa e eu teria de verificar na Receita Federal, o motivo da Receita ter ligado o CNPJ da empresa 'B' com o CNPJ da empresa 'A', fazendo dessas empresas um 'grupo econômico'.

Alguém já teve uma situação dessas e pode por ventura, e trocar informações comigo?

Agradeço desde já,
Abraços,
Tatiana


FABIO GOMES CUNHA

Fabio Gomes Cunha

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 9 anos Domingo | 26 julho 2015 | 12:48

Cara Tatiana, bom dia!

A responsabilidade solidária acontece até o momento do distrato, porém débitos com bancos não são esquecidos e tenho quase certeza que o débito existe em nome da empresa e não do outro sócio, por isso a ligação pelo CPF do sócio que é seu cliente.

Atenciosamente,

Fabio Gomes Cunha
CRC-RJ 117538

[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.