x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 6

acessos 1.329

Sobre Cadastro no NFP

Carolina Shizue Betanim

Carolina Shizue Betanim

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 9 anos Terça-Feira | 28 julho 2015 | 14:09

Boa tarde, quando entro no Nota Fiscal Paulista pela senha do contador logo aparece uma Lista de Empresas que estão vinculadas ao CNPJ
Porém varias dessas empresas estão inativas, gostaria de excluí-las (desvincula-las) e deixar somente as empresas ativas que eu uso como faço isso? alguém poderia me dar uma posição

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 9 anos Terça-Feira | 28 julho 2015 | 14:18

Boa tarde!

Você precisa desvincular na Receita Federal e Secretaria da Fazenda e você conseguirá isso através do Programa PGD.

Baixe-o no site da Receita( ou faça o preenchimento online) e preencha uma alteração com o Código de Evento 224, que altera o contabilista responsável pela empresa perante o CRC ou 233 que faz a solicitação de exclusão. Posteriormente transmita via internet pelo Receitanet e acompanhe o andamento do seu pedido no site da RFB. Será necessário um procedimento para cada empresa.

Boa Sorte!

Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 28 julho 2015 | 14:47

Prezadas, boa tarde

Jaqueline, faz algum tempo que não faço esse processo, se possível me ajude no seguinte:

Essa metodologia que você indicou serve para os casos:

1. Empresa é transferida para outro escritório e o novo não faz vinculo, é possível eu fazer o desvinculo e deixar a empresa "sem contador" através do evento 233, certo? Que irá gerar a mensagem de que a empresa terá o prazo de 30 dias para vincular novo contador e caso não seja feito tal vínculo não irá retornar para minha lista de empresas?

2. Empresas inativas, serem removidas da página do Posto Fiscal, basta utilizar o 233?

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 9 anos Terça-Feira | 28 julho 2015 | 15:06

Boa tarde Fernando!

No primeiro caso: não, ela não retorna a sua responsabilidade depois da exclusão ou alteração do contabilista. (pelo menos em todos os pedidos que eu fiz, nunca aconteceu isso).

No segundo caso: a dificuldade é proceder com o pedido quando a empresa em questão não tem certificado ou a procuração eletrônica está vencida. Temos empresas que "sumiram" e tivemos que solicitar a exclusão "por ofício", ou seja, fazendo a publicação no jornal, indo até o posto fiscal e solicitando que seja feito a desvinculação.

Boa Sorte!

Carolina Shizue Betanim

Carolina Shizue Betanim

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 9 anos Terça-Feira | 28 julho 2015 | 15:12

Boa Tarde Jaqueline no meu caso tbm as empresas não existem então não tem o certificado nem a senha eletronica para a transmissão da alteração feita no PGD você sabe qual o procedimento(documento) para exclusão direto no Posto Fiscal? sou o estado de São Paulo

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 9 anos Terça-Feira | 28 julho 2015 | 15:38

Boa tarde Carolina!

Embora dê vontade de "botar fogo" nos documentos, procedemos assim:

1) mandar telegrama, carta registrada para o endereço do proprietário ou representante legal;
2) publicar por três vezes em jornal de grande circulação e na área de endereço do proprietário ou representante legal, isto é, se você está em São Paulo e os donos da empresa no Rio de Janeiro então publique em um jornal de lá e por via das dúvidas onde você está também informando sobre o abandono dos documentos e estipulando prazo para reavê-los caso contrário serão destruídos.
3) depois disso tudo se não haver notícia de ninguém, procedemos indo até o posto fiscal da jurisdição do cliente, com CNPJ, CADESP, as publicações no jornal, telegrama, além de uma carta assinada e carimbada pelo contador solicitando a desvinculação e informando até que data procedeu com a entrega das obrigações acessórias e o motivo. (ex: não pagamento de honorários/abandono dos documentos por parte da empresa)

Destruir a documentação pode render um processo por danos materiais. Nós costumamos aguardar por até 6 meses, entupindo nosso arquivo morto com estes documentos, depois, é lixo na certa.

Boa Sorte!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.