x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 1.834

Nome Empresarial - LTDA

Evandro Evangelista Porto

Evandro Evangelista Porto

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 12 agosto 2015 | 22:02

Na constituição de sociedade LTDA posso constituir com nome empresarial MARTINS NEGÓCIOS COMERCIAIS LTDA?
Martins é o sobrenome do sócio majoritário, escolhemos "negócios comerciais" porque a empresa tem 05 atividades diferentes.

Evandro E. Porto

ESCRITA FISCAL 2.0, elevando o nível do seu conhecimento!
https://go.hotmart.com/O4519486A

Entre no grupo TIRA DÚVIDAS - CONTÁBIL/TRIBUTOS
https://www.facebook.com/groups/511363215681920
LEVY GUEDES

Levy Guedes

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 12 agosto 2015 | 23:43

Boa noite Evandro,

Caso no ato da abertura, não esteja enquadrando a empresa como ME ou EPP, deve-se obrigatoriamente indicar pelo menos uma atividade que a empresa exercerá. Por exemplo, já constitui uma construtora e ela não era ME ou EPP e com isso ela decidiu colocar seu nome como FULANA ENGENHARIA COMÉRCIO E IMPORTAÇÃO LTDA. Na minha opinião, o nome NEGÓCIOS COMERCIAIS está muito vago e acredito que o analista da sua respectiva Junta Comercial não aceitará essa indicação de atividade, caso sua empresa não seja ME ou EPP.


Atenciosamente,

Levy Guedes

Contador
Instagram: contadorlevyguedes
Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 13 agosto 2015 | 11:10

Outro detalhe é que um sócio não pode ser beneficiado por ter seu nome sozinho na razão social, mesmo que majoritário. Porém essas regras variam bastante já que a junta segue regimentos estaduais.

Aqui tem de ter o nome dos sócios na razão ou um nome qualquer sem vinculo, além do objeto social + ltda.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
LEVY GUEDES

Levy Guedes

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 13 agosto 2015 | 23:20

Como nosso colega Gamboa falou, as regras são:

" A denominação DEVERÁ conter palavras ou expressões que denotem atividade prevista no objeto social da empresa, e caso haja mais de uma atividade deverá ser escolhida qualquer uma delas. A atividade fim da empresa tem de estar presente no nome da sociedade.

EX: PADARIA BOM GOSTO LTDA, ou LM PADARIA LTDA.

Para as sociedades enquadradas como microempresa ou empresa de pequeno porte, inclusive quando o enquadramento se der juntamente com a constituição, é facultativa a inclusão do objeto da sociedade. 
FIRMA - A firma deverá ser formada pelo nome do titular ou dos sócios de forma completa ou abreviada, bem como as expressões "& CIA" ou "e CIA","irmãos","filhos" indicando que a sociedade optou por não constar o nome de todos os sócios. Importante lembrar que ao final deverá SEMPRE ter a palavra LIMITADA ou sua abreviatura: LTDA. (art.997, II e art.1.158, CC/2002)
Exemplos Demonstrativos:  a) Pelos sobrenomes dos sócios: GUEDES, HOLANDA E FERREIRA LTDA; GUEDES & HOLANDA LTDA;  b) Pelo sobrenome de um ou de alguns dos sócios: GUEDES & CIA LTDA, ou GUEDES, HOLANDA & COMPANHIA LTDA 
c) Pelo nome completo ou abreviado de um dos sócios: MARCOS LEVY GUEDES DIAS & CIA LTDA ou M L G DIAS E CIA LTDA. "

Esse texto retirei de um curso que irei lançar.


Atenciosamente,

Levy Guedes

Contador
Instagram: contadorlevyguedes

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.