x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 11

acessos 9.381

Sócio em empresa Ldta, pode abrir uma empresa ME?

Wellysson Santos

Wellysson Santos

Iniciante DIVISÃO 1, Proprietário(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 13 agosto 2015 | 17:44

Olá sou sócio com 99% de cotas em uma empresa LTDA, tenho uma outra empresa que foi aberta como MEI no nome da minha ex mulher. estou pensando em transformar ela em ME e depois passar para o meu nome, isto é possível? Se sim, como devo proceder?

Wellysson Santos

Wellysson Santos

Iniciante DIVISÃO 1, Proprietário(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 13 agosto 2015 | 18:13

Obrigado Rafael, mas é por que estou querendo limitar as coisas, pois no caso é minha ex mulher, e preciso assumir o controle da empresa que estava no nome dela. Como não estamos mais juntos, preciso tomar o controle, em um outro cenário, é possível que a empresa ldta da qual sou sócio, como é pessoa jurídica, ser sócia comigo? Pra ficar mais claro, minha empresa pode ser minha sócia em outra empresa?

LEVY GUEDES

Levy Guedes

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 13 agosto 2015 | 23:55

Boa noite Welison,

Essa é uma questão bem delicada e eu tenho uma opinião divergente dos nossos colegas. Caso você tenha uma Empresário Individual você pode abrir uma LTDA sim, o que não pode é abrir outra Empresário Individual. Essa regra também se aplica pra EIRELI. Ou seja, você já tem uma LTDA, transforme o MEI da sua ex mulher em LTDA pra você poder entrar e depois transforme a LTDA dela em Empresário Individual deixando só seu nome. Eu falo isso porque já fiz isso uma vez e não houve impedimento, uma vez que, como disse, você não pode possuir duas empresas com a mesma natureza jurídica, isso falando somente da Eireli e E.I.


Atenciosamente,

Levy Guedes

Contador
Instagram: contadorlevyguedes
Ticiane

Ticiane

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 9 novembro 2015 | 16:20

Pessoal, boa tarde!

Caso uma pessoa já possua uma empresa Ltda, e agora, queira abrir uma ME, e no cadastramento da última ao digitar o CPF apareceu uma mensagem de que ela não poderia ter tal empresa e nem ser sócia. Como proceder diante desta situação?

Grata,
Ticiane Oliveira

RICARDO

Ricardo

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 9 novembro 2015 | 16:25

boa tarde Ticiane, a pessoa quer abrir uma empresa individual ME ou MEI? se for empresa individual uma ME sim pode desde que ela não tenha uma individual registrada na JUCESP e o MEI neste caso não pode.
Espero ter ajudado persistindo a dúvida estou à disposição.

Andrei Fernandes da Costa

Andrei Fernandes da Costa

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 9 novembro 2015 | 16:49

Juliano Augusto Pedroso Marcelino, não entendi sua colocação, como assim ao contrário? o Ricardo já colocou perfeitamente o que é necessário!

"A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!"

Chico Xavier

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.