x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 5

acessos 3.204

Sócio com dívidas, transferência de responsabilidade

Marco Antonio Coutinho

Marco Antonio Coutinho

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 1 setembro 2015 | 14:48

Um cliente me perguntou se seria possível transferir uma parte de suas cotas ( 60%) em uma sociedade, afim de que possa sair da condição de sócio majoritário e não mais figurar como sócio responsável, já que a empresa está com muitas dívidas e ele acaba respondendo por todas, pois este é sócio administrador. A intenção dele é transferir 59% de suas cotas para o outro sócio ( ficaria com 99% das cotas) , que assumiria a responsabilidade ficando o sócio devedor isento de dívidas. Pergunto: isto é possível? , existe outra possibilidade caso está seja inviável para que a empresa acertar sua vida financeira?

Ariel Nogueira Vovchenco Junior

Ariel Nogueira Vovchenco Junior

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 9 anos Terça-Feira | 1 setembro 2015 | 14:57

Boa tarde Marco.

A transferência de quotas pode ser feita, mas ambos os sócios ainda responderiam pelas dívidas, importando a distribuição do capital, e não se ele é responsável ou não.

O ideal é fazer parcelamentos e pagá-los, sim, sublinho pagá-los pois existem diversos clientes que fazem parcelamentos para se salvarem de problemas, pagam apenas duas ou três guias e depois largam de mão, deixando o problema para o escritório resolver.

Ariel Nogueira Vovchenco Junior

Virtude Assessoria Contábil
(11) 4238-5888
(11) 4238-9775
http://virtudecontabil.com.br/
Marco Antonio Coutinho

Marco Antonio Coutinho

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 1 setembro 2015 | 15:13

Obrigado Ariel, outra coisa que fiquei em dúvidas, ele conseguiria mudar o regime desta empresa para empresario individual, para que um dos sócios não ficasse impedido de abrir outra empresa?

Marco Antonio Coutinho

Marco Antonio Coutinho

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 1 setembro 2015 | 16:26

Então em suma. ele tem duas alternativas para melhorar a condição financeira da empresa- curto prazo : retirando um dos sócios e outra a- longo prazo: parcelando os impostos ( a maior parte da dívida é com declarações e DAS pendentes) , creio que esta última seria também uma boa saída, já que ao pagar a primeira cota do parcelamento, fica livre para negociar com os fornecedores e bancos, me corrija se estou errado !!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.