x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 2.092

Roberta Ferreira

Roberta Ferreira

Iniciante DIVISÃO 3, Diretor(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 9 setembro 2015 | 22:10

Boa noite,
Minha empresa presta serviços de computação gráfica, e atualmente tem a atividade principal a cnae 7119-7/03, e por esse motivo estou tendo dificuldade para obter o licenciamento da prefeitura devido a exigência de registro no Conselho de Arquitetura, sendo que os serviços da empresa não são exclusivamente na área de arquitetura, então preciso adequar a atividade dela para uma outra que seja mais abrangente para conseguir obter o licenciamento sem esse registro no CAU.
Pesquisei algumas outras empresas que fazem o mesmo tipo de serviços de computação gráfica, e que tem como atividade principal a cnae 8299799 que seria "Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente". Minha dúvida é se posso usar essa cnae que não especifica nenhum serviço, e depois emitir nota fiscal dos serviços de computação gráfica normalmente, ou teria alguma restrição para emissão de nota fiscal?


Outra dúvida, essa cnae 8299799 só deve ser utilizada, se e somente se, a empresa não se enquadrar de forma alguma em outra atividade? ou acaba sendo como um "quebra-galho" por não ser necessário escolher uma atividade em específico?

Desculpem pela mensagem grande, mas espero que tenho sido clara.
Desde já agradeço o espaço para troca de informações.

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 10 setembro 2015 | 07:52

Roberta Ferreira,

Boa noite,
Minha empresa presta serviços de computação gráfica, e atualmente tem a atividade principal a cnae 7119-7/03, e por esse motivo estou tendo dificuldade para obter o licenciamento da prefeitura devido a exigência de registro no Conselho de Arquitetura, sendo que os serviços da empresa não são exclusivamente na área de arquitetura, então preciso adequar a atividade dela para uma outra que seja mais abrangente para conseguir obter o licenciamento sem esse registro no CAU.
Pesquisei algumas outras empresas que fazem o mesmo tipo de serviços de computação gráfica, e que tem como atividade principal a cnae 8299799 que seria "Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente". Minha dúvida é se posso usar essa cnae que não especifica nenhum serviço, e depois emitir nota fiscal dos serviços de computação gráfica normalmente, ou teria alguma restrição para emissão de nota fiscal?
Estimada, o cnae apontado por você pode ser uma solução já que dispensaria o uso do cadastro no CAU, por outro lado a emissão da nf deverá ou deveria apontar serviços colidentes com as atividades em destaques de CNAE´s.

Outra dúvida, essa cnae 8299799 só deve ser utilizada, se e somente se, a empresa não se enquadrar de forma alguma em outra atividade? ou acaba sendo como um "quebra-galho" por não ser necessário escolher uma atividade em específico?
Via de regrar CNAE´s que não tem uma associação colidente especifica com atividades desenvolvidas pela empresa, acabam que sendo uma espécie de "coringa" ou na sua linguagem "Quebra Galho".

Desculpem pela mensagem grande, mas espero que tenho sido clara.
Desde já agradeço o espaço para troca de informações.
Não se preocupe com o teor de sua mensagem o importante é que entendemos seu anseio, de qualquer forma interessante é solicitar sua contabilidade ou seu contador que promova explicações melhores para seu entendimento.

Boa sorte!

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.