x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 7

acessos 1.755

Dúvidas sobre o perfil da empresa e enquadramento tributário

Thiago

Thiago

Iniciante DIVISÃO 3, Diretor(a)
há 9 anos Sábado | 12 setembro 2015 | 06:04

Bom dia pessoal,

Eu sou Thiago, tenho 29 anos, e sou novo tanto no fórum quanto ao que se refere a contabilidade. Peço desculpas por qualquer mal feito como post já existente ou em local indevido. Sobre o post já existente oque posso dizer foi que não consegui realizar a busca dentro do fórum, a pesquisa me direcionava pro google. Sobre a possibilidade do local ser indevido indevido, é por ignorância minha.

Depois de tantas voltas, vou dar umas voltas pelo que me trouxe aqui. Estou montando um plano de negócios para minha primeira empresa e estou com muitas duvidas no que diz respeito a parte contábil do negocio. Pesquisei muito no google, youtube, mas as duvidas continuam e seria de grande valia se pudessem me ajudar com isso.

Sobre o plano de negócio, o lano de negocio que estou elaborando tem como foco principal as vendas, porém irá atuar por vários meios, será um empresa de prestação de serviços mista. Pretendo trabalhar da seguinte forma; Tenho um site, onde alugo espaços para que empresas do mesmo município anunciarem seus produtos e venderem ( penso que seria algo como representante comercial, gostaria de saber se conhecem alguma maneira onde eu possa fazer o mesmo proposito com impostos mais em conta?), para as empresas terem esse serviço as mesmas me pagam uma taxa de adesão, mensalidade de manutenção e porcentagem sobre as vendas. Aparte do sistema de vendas exclusivo para as empresas parceiras, pretendo ter também espaços publicitários, gerando renda por meio do marketing propaganda. Além dos serviços disponíveis para empresas, também vou realizar o serviço de entrega dos produtos comercializados em meu site.


Com relação ao quesito tributário, tenho em mente que me enquadro no Lucro Presumido, pois grosseiramente falando espero para o primeiro ano uma receita bruta entre 650 e 800 mil reais, e por de seguimento misto não sei se poderia ser uma só empresa ou se duas se compensaria estudar a ideia de duas empresas? esses fatores me excluiriam do simples nacional até onde tenho entendido.

Além das duvidas já apresentadas, eu gostaria de saber especificamente quais são os impostos que terei que pagar em cada setor e como eles serão calculados.

Apresento pra vocês a formula que estou trabalhando (encontrei na internet)

MARKUP (Lucro Presumido)
Descrição Entregas
ISS 5,00%
Imposto de Renda P.J. 8,00%
Contribuição Social sobre o Lucro 1,08%
COFINS 3,00%
PIS 0,65%
Custos de transações por CC 7,00%
Plataforma 3,00%
Taxa de investimentos futuros 7,00%
Margem de lucro 10,00%
Total custos de Comercialização 44,73%
Markup* 1,80

Agradeço a atenção e parabenizo pelo conteúdo do fórum.

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 9 anos Sábado | 12 setembro 2015 | 08:07

A empresaa pode se enquadrar no Simples, visto que é até 3.600.000,00. Dependendo do cnae usado poderá ter aliquotas de 6% inicial.

Interessante é fazer um estudo de caso em ambos regimes tributários.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Thiago

Thiago

Iniciante DIVISÃO 3, Diretor(a)
há 9 anos Sábado | 12 setembro 2015 | 18:43

Eu havia feito uma pesquisa sobre o simples nacional e os CNAEs que encontrei seriam
4619-2/00 referente a representação 16,93%
5320-2/02 entregas 6%
7312-2/00 mensalidades e marketing 6%.

De acordo a algumas Simulações que encontrei na internet também, me diziam que era mais vantajoso pra mim se eu usasse o Presumido, porem eu gostaria de algo mais concreto e confiável.

Minha dificuldade ta sendo na precificação, pois ão sei como e sobre oque eu faço o calculo do que tem que ser pago em imposto.

Se possivel, gostaria de receber um link ou material que explique como fazer essa matemágica, pois não consigo precificar meus produtos sem alguns dados e valores que sejam pelo menos próximos aos reais quanto a essa parte tão importante de qualquer empresa.

Guilherme Heiderichi

Guilherme Heiderichi

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a)
há 9 anos Sábado | 12 setembro 2015 | 23:13

Thiago,

De primeiro momento venho sugerir que você procure um contador para calcular primeiramente a carga tributária disso tudo. No sentido Phillipe sugeriu, também penso que deva fazer um estudo que compare os regimes tributários. Como são atividade diferentes, deve-se observar a alíquota de cada um e também o quanto se espera de participação deste no faturamento mensal. Vale lembrar, que as alíquotas de Simples que você citou por último são iniciais. Para um serviço que começa a 6%, no momento do ano em que estiver a esta média de faturamento global que você citou, será tributado a 11,31% por exemplo, e não mais os 6% iniciais.

Pra melhor organizar este planejamento, pense nestes dados:

-Quanto se espera faturar mensalmente de cada uma destas três atividades, ou seja, o peso de cada atividade no faturamento;
-Haverá funcionário? Valor da folha de pagamento? (Tendo em vista a parte patronal do INSS 'a não ser recolhida' no Simples Nacional) ;

Outras considerações:
Não vejo como adequado este CNAE de entregas que você citou, reveja se o seu serviço não seria transporte em si;
No caso você receberia os pedidos, e atuaria como transportador, sendo a mercadoria vendida faturada pela empresa que lhe paga a comissão?;

Atenciosamente,
Guilherme Heiderichi Correia - Contador/CRCSP - Especialista em Controladoria e Finanças
Foco em Incorporação, Construção e Serviços
Instagram: @newyorkcontabilidade
Thiago

Thiago

Iniciante DIVISÃO 3, Diretor(a)
há 9 anos Sábado | 12 setembro 2015 | 23:13

Outra questão que não estou sabendo calcular é o icms, eu não pretendo vender nem prestar serviços para fora do município a inicio, porem sim vai acontecer alguns casos isolados que a venda seja feita para outro município ou estado. Como posso calcular isso?

No caso desses produtos vendidos em meu site pelos quais eu recebo uma comissão de vendas, onde é claro para o cliente que ele esta comprando da empresa X por intermediação de minha empresa. Eu pago toda a carga tributaria que envolve "meu custo variável (fornecedor)"?

Sobre o ISS, aqui em meu município é 5% sobre todas as minhas atuações, lendo a lei ordinária aqui de meu município fiquei na duvida se o imposto é cobrado sobre o valor integral cobrado pelo serviço ou se é sobre o valor cobra menos o preço de custo?





Oi Guilherme, eu estava escrevendo essa resposta de cima enquanto você publicava a sua, ví agora.

Respondendo a sua pergunta eu fiz algumas simulações em um site ( se puder eu publico o link aqui)
Com relacao ao faturamento mensal por segmentos a estimativa é de:

Entregas- 7.500,00
Comissões de aprox. 10% sobre a receita bruta comercializada em vendas- 37.500,00
mensalidades - 3.000,00
anúncios- 4.000,00


com relação a funcionários, vou ter a inicio 3 funcionários que vão me custar uma media de 1.500 reais por mês cada um. algo entorno de 5 a 6 % da receita bruta esperada.


Não consegui postar, aí editei esse pra por a resposta ao Guilherme.


Guilherme Heiderichi

Guilherme Heiderichi

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a)
há 9 anos Domingo | 13 setembro 2015 | 00:38

Em relação aos produtos vendidos no site, se você diz ser uma comissão de intermediação, então a carga tributária irá incorrer sobre o valor desta comissão tão somente. Se em determinado mês você recebe uma comissão de R$ 1.000,00 da empresa X e sua carga tributária for de 16,33% (alíquota hipotética), então pagará R$ 163,30 de tributos referente a este serviço.

Quando se fala de ISS, você pagará pelo que for faturado. A exemplo, digamos que você emitiu diversas notas fiscais de serviços prestados referentes às comissões, com base no valor bruto destas notas emitidas você aplicaria os 5% de ISSQN. O serviço é prestado, a nota é emitida por ser obrigação acessória, e com base nas notas você recolhe o imposto.

Atenciosamente,
Guilherme Heiderichi Correia - Contador/CRCSP - Especialista em Controladoria e Finanças
Foco em Incorporação, Construção e Serviços
Instagram: @newyorkcontabilidade
Thiago

Thiago

Iniciante DIVISÃO 3, Diretor(a)
há 9 anos Domingo | 13 setembro 2015 | 01:33

Hummmm... to entendendo...

No caso da venda dos produtos, como teria algum modo de reduzir os impostos por algum outro meio licito?
Por exemplo, se eu vendo em meu site e minha empresa emita a nota fiscal de venda dos produtos ou se eu realizo a venda porém quem emite a nota fiscal sobre os produtos é a própria empresa parceira? ( quanto aos meus servicos eu emito as notas normalmente) Poderia fazer isso? teria alguma diferença quanto aos tributos?

Guilherme Heiderichi

Guilherme Heiderichi

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a)
há 9 anos Domingo | 13 setembro 2015 | 23:06

Thiago,

Se for venda também dependerá de ver o que compensa mais, qual regime tributário irá compensar. Não há redução de carga tributária, pois a mercadoria a ser vendida é a mesma. Só irá mudar no caso de você optar por Simples Nacional começando com alíquotas que provavelmente irão onerar menos, mas se a média de faturamento anual aumentar, as alíquotas consequentemente aumentam, ou seja, também carece de colocar num estudo comparativo.

Atenciosamente,
Guilherme Heiderichi Correia - Contador/CRCSP - Especialista em Controladoria e Finanças
Foco em Incorporação, Construção e Serviços
Instagram: @newyorkcontabilidade

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.