x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 1.060

Transferência de Contrato Social

stefany

Stefany

Iniciante DIVISÃO 1, Vendedor(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 16 setembro 2015 | 12:04

Olá.

Tenho uma dúvida referente a compra de CNPJ ativo, pois vou iniciar no ramo como empreendedora e verifiquei que é possível adquirir "empresa" já existente com certo tempo de mercado.

Minha dúvida é em relação a parte burocrática, quais são os procedimentos e documentos necessários para a transferência ou mudança no contrato social da empresa que estou comprando?

Para que eu possa me prevenir de imprevistos durante este processo.

Muito obrigada;

Abs.

Felipe Soares

Felipe Soares

Bronze DIVISÃO 5, Programador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 22 setembro 2015 | 11:59

Olá, Stefany.

Do procedimentos, Recomendo verificar a situação da empresa junto aos Principais Órgãos.

1ª Verifique se a empresa possui Débitos junto à Receita Federal do Brasil, Previdência social, Caixa econômica Federal,Prefeitura municipal e no Órgão estadual.

2ª Verificar se a empresa possui Processos Cíveis, Criminais, falência e Trabalhista.

3ª Verifique se a empresa possui empréstimos..

Esses procedimentos podem prevenir que você compre ou não empresa com dividas nos Principais órgãos de Registro ou com processos na justiça assim não tendo dor de cabeça em relação.


Das documentações,

Geralmente para alteração você terá que apresentar 2 Cópia autenticadas do RG, CPF e comprovante de Residencia.

para alteração do Contrato social, somente o contador ou alguém especializado !

espero te ajudado.

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Terça-Feira | 22 setembro 2015 | 12:53

Boa tarde Stefany!

Complementando o que muito bem postou nosso colega Felipe, você fala diz....

pois vou iniciar no ramo como empreendedora



Mas não diz o que realmente você vai fazer nem que ramo....

Então sugiro que você faça os seguintes levantamentos:

1 - No endereço que a empresa que vc vai abrir/adquirir precisa ver com a Prefeitura se pode ter empresa no local;
2 - O ramo que sua empresa atuará, precisa fazer a pesquisa do CNAE e se o Estado ou Municipio tem alguma restrição quanto à atividade (por exemplo produtos quimicos, se precisa da licença ou não da CETESB, etc.etc.etc..

Corroboro com a sugestão do Felipe, em que você vá a um CONTADOR para que ele faça esses levantamentos, antes de você abrir/adquirir a empresa. Assim voce não tem perigo de errar..

Boa sorte em seu novo empreendimento


Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 9 anos Terça-Feira | 22 setembro 2015 | 15:41

Stefany, boa tarde,


você tem que fazer a transferência de sócio, e depois consultar junto as repartições públicas federal, estadual e municipal se tem pendencia fiscal.


Atenciosamente,


Raimundo de Brito
Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.