x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 0

acessos 618

Abertura de MEI - Fortaleza-CE

Carlos Andre

Carlos Andre

Bronze DIVISÃO 1, Administrador(a) Rede
há 9 anos Segunda-Feira | 21 setembro 2015 | 11:17

Caros,

Bom dia/tarde!/noite!

Estou em Fortaleza-CE e quero complementar a renda da família fazendo alguns trabalhos em casa, não sei quanto irei faturar, então achei adequado começar criando uma MEI, então já li a cartilha do SEBRAE, mas fiquei com algumas dúvidas (me desculpe se informação já estivesse lá e eu não entendi!):

- A minha ideia é produzir diversos itens, desde lembrancinhas/convites de aniversário, casamento, itens de decoração, usando como matéria prima madeira (MDF), acrilico, etc, eu vi que existe uma infinidade de "atividades permitidas", existe alguma genérica para o que pretendo fazer? É preciso dizer a atividade na hora da inscrição (ou pode escolher várias)?

- Se irei comprar uma matéria prima para fazer um produto que geralmente será sob encomenda, como isso é considerado para fins declaração? Serviço? Industria? Comercio? Por exemplo, alguém me pede "faça 100 convites aqui está a arte" ou "faça 100 convites, faça a arte também quero +/- assim..", é de certa forma há um serviço, mas que gera um produto final. Como fica a tributação?

- Como declaramos as despesas? Por exemplo, vou comprar a matéria prima e gastar X de energia, tinta de impressora, etc, como declaro ou não precisa?

- A principio será apenas uma loja virtual, produzir em casa e vender pela internet (não vou abrir um ponto comercial em casa!), não tenho intenção de ninguém vindo em casa buscar algo (até por segurança), de preferencia irei entregar eu mesmo ou mandar entregar via correios, tem algum problema ser o endereço de residencia? Mesmo não sendo ponto comercial, preciso de alvará ou algum outro documento especifico?

- Se eventualmente o negócio der certo e eu quiser abrir uma loja física também é só transferir o endereço?

Agradeço a ajuda!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.