x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 1.255

MEI - Loja Virtual

Carlos Andre

Carlos Andre

Bronze DIVISÃO 1, Administrador(a) Rede
há 9 anos Sexta-Feira | 25 setembro 2015 | 11:11

Bom dia!

Caros, quero abrir uma MEI para vender produtos que eu vou fazer em casa e vender pela Internet.
Basicamente vou produzir convites, lembrancinhas (caixinhas, etc) e artigos de decoração.

Ouvi falar que para comercio mesmo sendo MEI precisa de Alvará, podendo haver necessidade de inspeção da prefeitura, bombeiros, verificação de extintores, mas considerando que eu não abrirei um ponto comercial em casa, isto é mesmo verdade?

Outra coisa, é possível escolher varias atividades na MEI, pois não achei nada "genérico", o mais próximo seria algo como artesanado.

Obrigado!

Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 9 anos Sexta-Feira | 25 setembro 2015 | 12:11

Bom dia,

Pode escolher várias atividades sim. Toda empresa precisa de alvará de funcionamento, independente do ramo em que atue.

Quando às necessidades de inspeção, bombeiros e tudo, só quem poderá lhe responder é a prefeitura.

Recomendo que procure um contador local para lhe auxiliar.

No site abaixo, você encontra contadores por localidade que, ao optarem pelo simples, são obrigado a auxiliar o MEI na sua abertura sem cobrar por isto. Faça uma consulta, veja se podem lhe ajudar.

http://www.fenacon.org.br/consulta-por-uf.cshtml?

Forte Abraço.

Carlos Andre

Carlos Andre

Bronze DIVISÃO 1, Administrador(a) Rede
há 9 anos Sexta-Feira | 25 setembro 2015 | 13:26

Caro Sérgio,

Obrigado pelas respostas!

Perguntei sobre o alvará pois eu vi em vários lugares falando que: " Em geral, o MEI não precisa de alvará quando não mantém estoques de mercadoria."

O que eu não sei é o que seria considerado manter estoque, eu não tenho intenção de em casa fazer por exemplo, 10, 20 peças de cada item e deixar guardado, só iria fazer quando alguém pedir e ir lá entregar ou mandar deixar. Eu entendo que nesse caso, se fosse verdade questão de que " o MEI não precisa de alvará quando não mantém estoques de mercadoria."

Digamos que essa questão de na minha cidade (Fortaleza) só ser necessário Alvará para o MEI *SE* ele tiver estoque, no meu caso, não seria necessário então, correto? :)

Carlos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.