x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 549

Contra Social, Texto e conteúdo

VALDICE DA SILVA SOUZA

Valdice da Silva Souza

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a) Empresas
há 8 anos Quinta-Feira | 15 outubro 2015 | 11:12

Bom dia pessoal,

Estou com uma alteração de contrato social aqui pra analisar, primeiro quem determina todo o conteúdo que deverá constar no contrato social e as clausuras do contrato, sou eu contadora, é o cliente, ou é a junta comercial, no caso de um contrato inicial de constutuição.

Segundo é quando já existe um contrato com 3 alterações e a empresa quer transformar LTDA em Eirele, estou totalmente perdida.

Nesses dois casos a junta comercial orienta de alguma forma??


Aguardo uma luz.

Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 8 anos Quinta-Feira | 15 outubro 2015 | 11:19

Bom dia Valdice,

A lei e a Junta determinam as cláusulas obrigatórias que o contrato deve conter, podendo o empresário adicionar outras e até escolher entre uma obrigatória ou outra. Ao contador, não cabe definir absolutamente nada, cabe orientar ao cliente sobre as cláusulas que ele deve colocar ou não. Entretanto, na maioria das vezes, o cliente não se atenta muito para o contrato e quem acaba fazendo no modelo padrão é o contador, e mais recentemente, com a informatização do processo de constituição e os contratos pré formatados, muitos colegas estão optando pelo contrato padrão da Junta mesmo.

A Junta do Rio não costuma fazer nenhum tipo de orientação especial além dos que tem no site não, não sei se a de MG faz. Quanto ao procedimento, independe de quantas alterações de contrato existem, a transformação se dá da mesma forma. O procedimento já está descrito em outros tópicos aqui, e mesmo no site da Juta de MG deve orientar sobre o procedimento, ao menos a do Rio orienta...

Forte Abraço

VALDICE DA SILVA SOUZA

Valdice da Silva Souza

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a) Empresas
há 8 anos Quinta-Feira | 15 outubro 2015 | 13:34

Muito obrigada Sergio,

Vou dar uma olhada aqui no site da Junta MG, na verdade eu já olhei, mas como estou iniciando nesse ramo fiquei meio perdida, lá no site tem muito informação fiquei confusa.

Mas obrigada pelas dicas.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.